Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 1 de janeiro de 1970

Notícias Rápidas Ed. 126

Consolid fornece ensacadeiras de big-bags
Especializada em processamento de sólidos, semissólidos e líquidos, a Consolid (Fone: 11 5531.0244) produz ensacadeiras de big-bags de até 2.000 kg para operação com diversos tipos de materiais em pó ou granulados, como sal refinado, farinha de trigo e argamassa. Produzidas em aço carbono ou aço inox, possuem válvula de acionamento pneumático, automação local e intertravamento, além de controle de material feito por pesagem de alta precisão, com células e indicadores de carga.


Affari Services oferece soluções italianas ao mercado nacional

Através de fabricantes italianos, a Affari Services (Fone: 11 2867.5707) traz ao Brasil uma série de máquinas de movimentação e paletização de cargas. Representando a Siti B&T Group Spa Italy, SIR Robotics & Logistics, Ferretto Group, Mazzoni LB e Freeray, comercializa desde sistemas automatizados de robótica até sistemas de visão. Os grupos SIR e Siti também produzem veículos com guia a laser – LGV, além de sistemas de movimentação e de paletização. Já a Ferretto Group fornece sistema automático para estocagem vertical e gestão de materiais de diferentes formatos, pesos e dimensões, sendo controlado por software dedicado que se comunica com o sistema de gestão do cliente e informa a posição exata do material alojado em seu interior.

Libra Logística adquire Porto Seco do Cerrado
A Libra Logística (Fone: 11 3563.3606) adquiriu da Log-In a empresa PSC Terminais Intermodais, que controla o Porto Seco do Cerrado – um terminal intermodal alfandegado localizado em Uberlândia, MG. O porto seco, que tem concessão válida até 2019, possui área alfandegada de 52.000 m2, 10.000 m2 de armazém, 30.000 m2 de pátio e uma área prevista para expansão de 10.000 m2. O terminal é servido por um desvio ferroviário que permite ligação direta, via malha FCA/ALL, a duas outras estruturas da Libra Logística – o Porto Seco de Campinas e a Libra Logística Valongo, no Porto de Santos. “Para a Libra, trata-se de uma aquisição estratégica, pois o novo espaço atende perfeitamente ao conceito de logística integrada do Grupo, recebendo quase 80% de sua carga do Porto de Santos. Além disso, está inserido numa região de grandes oportunidades econômicas e porta de entrada para o Cerrado”, diz Sebastião Furquim, diretor-geral da Libra Logística, salientando os segmentos automotivo, químico e de máquinas e equipamentos como os mais importantes para o novo terminal.

Hamburg Süd reduzirá em 26% as emissões de CO2
A Hamburg Süd (Fone: 11 5185.3100) estabeleceu uma meta mundial de reduzir em 26%, até 2020, as emissões de CO2 dos portacontêineres próprios e afretados. Além do dióxido de carbono, a medida também tem como objetivo a diminuição de outros gases, como o metano, produzido no processo de combustão. A empresa pretende alcançar essa meta com uma série de medidas, como investimento na eficiência energética dos navios, aumento do tamanho médio dos mesmos e afretamento de acordo com medidas de eficiência energética, além da implantação de um sistema de informações ambientais. “Nós sempre nos sentimos comprometidos com a proteção do meio ambiente, tanto que no passado lançamos várias iniciativas voluntárias e projetos para diminuir o impacto ambiental. Com o corte em emissões de CO2 damos um passo adiante e tornamos nosso compromisso claro, para que todos possam acompanhá-lo. Ao mesmo tempo, estamos confiantes de que os resultados mensuráveis nos permitirão identificar novas possibilidades de otimização no futuro”, explica Ottmar Gast, presidente do Conselho Executivo da Hamburg Süd.


Jacto produz veículos elétricos para até 900 kg

Os veículos elétricos da linha VPT, fabricados pela Jacto (Fone: 11 4166.4250), têm capacidade para até 900 kg, incluindo motorista e passageiros. São usados para abastecimento em linhas de montagem, movimentação de produtos acabados e coleta de resíduos, bem como no auxílio da manutenção geral das empresas, distribuição de documentos e materiais de escritório, prestação de serviços gerais e movimentação de materiais diversos. A altura do assoalho da caçamba é de 770 mm, sendo o comprimento da caçamba de 1.830 mm e a largura de 1.100 mm e a velocidade de cruzeiro sem carga de 20 km/h.

Braspress comemora 35 anos de atividades
A Braspress (Fone: 11 3429-3262), considerada líder nacional na distribuição de encomendas, comemorou 35 anos de atividades no dia 1º de julho último, planejando novos investimentos na inauguração de mais seis filiais e de uma empresa de logística para este ano. Segundo Urubatan Helou, diretor-presidente, nestes 35 anos a empresa multiplicou de tamanho e de faturamento muitas vezes, passou por crises, enfrentou 13 planos econômicos da história brasileira, inflação elevada, recessão e sete moedas diferentes, mas conseguiu se consolidar no mercado como “a única transportadora de encomendas do Brasil que atende todo o território nacional”. E, o mais importante, 98% da última milha neste vasto território brasileiro são operados pela Braspress, e somente os 2% restantes são operados com parceiros que estão alinhados com a organização e são geridos por nós”. Para isso, dispõe de 104 filiais em todas as capitais e principais cidades dos estados e do Distrito Federal, uma frota própria de 1.200 veículos de coleta, transferência e distribuição e mais 1.000 agregados, todos dotados de rastreadores. A estrutura se completa com 6.363 colaboradores e 2.000 terceirizados.

Adecol fornece adesivo para uso em paletização
A Adecol (Fone: 11 2480.3599) fornece adesivo próprio para uso em paletização, podendo ser aplicado sobre diferentes materiais, como papelão, papel Kfraft, papel cartão, PP e PE, inclusive produtos resfriados ou congelados. Segundo a empresa, é de fácil aplicação, oferece ótimo agarre horizontal e fácil deslocamento vertical, além de apresentar alto rendimento e permitir até 90% de redução de custos.


Selgron lança empacotadora e agrupadora para fardos

Sediada em Blumenau, SC, a Selgron (Fone: 47 2111.7777) acaba de lançar a FuturaPack GV e a FuturaStock GV. A primeira é uma empacotadora para embalagens acima de cinco quilos ou de grande volumetria, utilizando bobina com largura de até 1.100 mm. A FuturaPack GV tem como novidade um centralizador automático que se movimenta para manter o filme centralizado em relação à solda vertical usando sensores de fibra ótica. De acordo com a Selgron, este processo traz economia, já que o transpasse da solda vertical é menor. Já a FuturaStock GV é uma agrupadora para fardos de até 1.800 mm de largura de bobina. “A equipe da Selgron realizou um trabalho de pesquisa para adequar a máquina a grandes pacotes”, explica Sandro Ricardo Corrêa, do setor de vendas da empresa.


Cunzolo se consolida no mercado de movimentação de cargas do Vale do Paraíba

Há 41 anos no mercado, a Cunzolo (Fone: 12 3903.9400) está estabelecida em São José dos Campos, SP, e é especializada na movimentação de cargas, transporte pesado e remoção industrial por meio da locação de guindastes – sobre caminhão, industriais, articulados, todo terreno e RTs –, plataformas de acesso, torres de iluminação e empilhadeiras. A companhia fornece assistência em todas as etapas dos processos, desde planejamento até execução do serviço, além de estudos de Rigging e treinamento para o uso dos veículos. A frota da Cunzolo conta com guindastes de 8 a 300 toneladas e as locações podem ser diárias ou mensais. Entre as plataformas disponíveis, estão os modelos tesouras, de lanças articuladas até 43 metros e de lanças telescópicas até 40 metros. Já as empilhadeiras, a diesel e GLP, têm capacidade para 3 a 16 toneladas.

Exporta Fácil dos Correios oferece cinco prazos de entrega
O Exporta Fácil dos Correios (Fone: 3003.0100) é um serviço de entrega no exterior, através do qual a empresa faz toda a logística e estipula um prazo para a entrega no país de destino, bem como realiza o registro da operação no Sistema de Comércio Exterior – Siscomex da Receita Federal, sem custo adicional, e elimina a necessidade de obtenção antecipada do registro de importador/exportador. Além de mercadorias comerciais, o sistema permite transportar documentos, presentes e amostras. O envio segue os seguintes limites: valor máximo de US$ 50 mil por encomenda, sendo o peso de até 30 quilos e as medidas de até 3 m³. Os Correios também garantem o seguro automático gratuito para todas as exportações. Mesmo assim, o cliente que desejar pode adquirir um seguro adicional. Os prazos e preços variam de acordo com a urgência do Exporta Fácil contratado: Sedex Mundi e Expressa, com prazo de entrega garantido de três a sete dias úteis; Leve Prioritária, com prazo de 4 a 13 dias úteis; Leve Econômica e Mercadoria Econômica, com prazo de
14 a 30 dias úteis.

Balluf lança sistema de RFID industrial
O sistema de RFID industrial BIS V, lançado pela Balluff Controles Elétricos (Fone: 19 3876.9977), permite conectar até quatro cabeças de leitura/escrita para uma unidade de processador, além de rápida comunicação de dados sem contato. Combina RFID e sensores e, juntamente com os quatro canais da antena, que trabalham de forma complemente independente, tem um mestre IO-Link integrado com a última versão, 1.1. Possibilita conectar sensores adicionais e/ou atuadores diretamente e criar uma estrutura de rede simples, além de visualização e estado de facilidade com uso dos LEDs. Apresenta: indicador de funções: cada cabeça de leitura/escrita tem dois LEDs, 1 de conexão e outro para funcionamento; oito LEDs monocromáticos que mostram o status da rede; display LCD com botões de controle, definindo e exibindo o endereço de rede e exibição de leitura dos TAGs; conexão USB para comissionamento rápido sem conexão em rede (leitura e escrita nos TAGs), atualização do processador ou das cabeças de leitura/escrita e o menu de operação como um arquivo PDF; e conector de alimentação inteligente para salvar os parâmetros no local. É usado para identificação de fluxo de material na produção industrial, sistema de transporte guiado na construção de máquinas, montagem e submontagem de linhas na indústria automotiva e equipamentos eletrônicos, esteiras elétricas e intralogística.

DC Logistics Brasil inaugura novo escritório no Rio de Janeiro
Atenta à crescente demanda do setor de petróleo e gás, bem como à terceira posição no mercado de agenciamento de cargas do Brasil, a DC Logistics Brasil inaugurou em julho último seu oitavo escritório, desta vez na capital fluminense (Fone: 21 2499.4133). A expectativa é crescer 18% em 12 meses. A empresa atua no gerenciamento logístico do transporte internacional. Possui uma rede de agentes para oferecer um serviço global, com follow-up proativo, flexibilidade às necessidades dos clientes e ferramentas on-line de acompanhamento de cargas. Propõe soluções diferenciadas, trabalhando em escala nacional e contando com unidades próprias em Itajaí, SC, Curitiba, PR, São Paulo, SP, Manaus, AM, Porto Alegre, RS, Campinas, SP, Vitória, ES, e Rio de Janeiro, RJ.

Guerra investirá R$ 86 milhões na ampliação de fábricas
A Guerra S.A. Implementos Rodoviários (Fone: 54 3218.3500) assinou um protocolo de cooperação com o Badesul no valor total de R$ 86 milhões. O aporte financeiro será utilizado em cinco projetos de ampliação e modernização das fábricas da Guerra na Serra Gaúcha (Caxias do Sul e Farroupilha). Segundo Walter Rauen, presidente da Guerra, a empresa ampliará a sua área produtiva, o que resultará em um incremento de mais 20% na produção em todas as linhas atuais da empresa. Os recursos do Badesul começarão a ser liberados ainda em 2012, e o projeto de ampliação e modernização deverá estar concluído em 24 meses.

3M atua com empacotamento, identificação e paletização
A 3M (Fone: 0800 132333) está trabalhando em três frentes no Brasil para manter seu crescimento: empacotamento, identificação e paletização. No setor de empacotamento, fornece fitas adesivas de BOPP e de papel, além de fechadoras de caixas automáticas e semiautomáticas. Para identificação, a empresa tem uma série de soluções: etiquetas, ribbons, impressoras, aplicadores e Ink Jet. Por último, para paletização, fornece adesivos de PVA, fitas esticáveis e a unitizadora ST-1000, que atua com cargas de até 2,65 metros de altura e 2 toneladas de peso. Aplica a fita esticável em todas as laterais e na parte de cima do palete.

Almeida Martins desenvolve células de paletização robotizadas
Como integradora da Fanuc Robotics no Brasil, a Almeida Martins (Fone: 11 2621.9023) desenvolve células de paletização robotizadas de sacos, caixas ou fardos. Cria projetos customizados de acordo com a aplicação e oferece todos os equipamentos envolvidos no processo: transportadores e indexadores de produtos, pré-formadores de camada, sistemas de segurança, garras, programação e automação.

Ultracargo compra terminal de granéis líquidos no Maranhão
A Ultracargo (Fone: 11 3177.6215), especializada em armazenagem de granéis líquidos, adquiriu o TEMMAR – Terminal Marítimo do Maranhão, localizado no Porto de Itaqui e focado na movimentação de combustíveis e biocombustíveis. Inaugurado há pouco mais de um ano, trata-se de um terminal com capacidade estática de 55.000 m³. “O porto de Itaqui é um polo regional de atração de novos projetos e investimentos e é o responsável pelo abastecimento de combustíveis nos estados de Maranhão, Piauí e Tocantins, que apresentam crescimento acima da média nacional”, diz Ricardo Catran, diretor-superintendente da Ultracargo. O porto de Itaqui é o segundo maior em movimentação de granéis líquidos do Brasil, atrás apenas do de Santos, e, com localização privilegiada, possui vantagens logísticas, com acesso ferroviário à Norte-Sul. Por outro lado, além de combustíveis, a Ultracargo movimenta produtos químicos e óleos vegetais. Com esta compra e as expansões em andamento nos terminais de Santos e Aratu, a capacidade operacional total da Ultracargo atingirá 860.000 m³.

Ouro e Prata cria nova empresa no setor de transportes
O Grupo Ouro e Prata expandiu seus negócios com a criação da Viopex Encomendas Expressas (Fone: 51 3375.8900), que opera em nível nacional com horários diferenciados para entrega, conforme a necessidade do cliente. A empresa disponibiliza um site dinâmico e interativo para que os usuários tenham acesso a informações sobre o melhor tipo de serviço a ser contratado, consultar prazo de coleta e entrega, além de solicitar a coleta. Traz ferramentas para cálculo de tempo de remessa, consulta das cidades atendidas, embalagens, FAQ, entre outros.

Kaufmann lança linha de verificadores automáticos de peso
A Representações Kaufmann (Fone: 11 2165.1163) apresenta a sua nova linha de verificadores automáticos de peso, denominada Checkweigher S100, onde é utilizada moderna tecnologia mecânica e de medição para garantir pesagens rápidas, precisas e confiáveis, trazendo economia para qualquer processo, segundo a empresa. Com suas funções internas e saída serial, o equipamento transfere os resultados de pesagem para qualquer sistema, criando um log das pesagens e garantindo maior confiança a todo sistema. Tem construção em aço pintado com epóxi ou aço inox e, opcionalmente, é possível utilizar uma impressora térmica incorporada ao sistema, gerando relatórios de forma simples e rápida, possibilitando, também, o descarte automático de embalagens fora de pesagem ideal. As funções disponíveis são: 1 – Compara Peso: compara o peso atual com os limites inferior e superior programados. A torre de sinalização indica o resultado e rejeita o produto; 2 – Acumula Peso: acumula o valor do peso de cada produto que passa pela esteira. Conta o número de produtos e calcula seu peso médio; 3 – Conta Peças: calcula o número de peças em uma embalagem a partir do peso médio; 4 – Estatística: efetua os cálculos estatísticos de uma amostra, como média, desvio padrão, desvio padrão relativo, máximo, mínimo entre outros. Envia os resultados pela saída serial RS232C.

Baguera Express presta serviços de transporte e cross-docking
Situada na cidade de Jundiaí, SP, e com filial na cidade de São Paulo – com capacidade para armazenagem de 1.000 paletes – a Baguera Express (Fone: 11 4815.5353) oferece serviços de transporte de cargas completas e dedicadas através de veículos de médio e grande porte. Também conta com divisão de distribuição, armazenagem e cross-docking, garantindo eficiência nas entregas door-to-door. Possui, ainda, uma divisão especializada em serviços de encomendas expressas aéreas e rodoviárias.

Soluções em logística e RH são propostas da GY LOG
A GY LOG (Fone: 11 4193.4033) trabalha em três diferentes segmentos: intralogística, soluções em RH e projetos sob medida. No primeiro, atua com abastecimento de linhas de produção, armazenagem e gestão de estoques, movimentação de materiais, picking, expedição, etiquetagem, nacionalização de produtos, recebimento de mercadorias e customização de produtos. Na área de RH, oferece gestão de pessoas, recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento de pessoal e capacitação profissional. Por último, desenvolve projetos de logística e intralogística sob medida, propondo soluções a partir das demandas do cliente, avaliando os impactos em custo, qualidade, serviço, riscos de implementação e aspectos operacionais.

KMC está construindo sua oitava filial
Com matriz em Itupeva, SP, a KMC (Fone: 11 4496.5577) está com a construção de sua oitava filial, localizada em Estância, SE, em nível avançado. Classificada como Operador Logístico, possui frota própria de veículos e trabalha em três frentes prioritárias: controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes.

Trans Volga presta serviços logísticos em Minas Gerais e procura parceiros
Sediada em Contagem, na região central de Minas Gerais, a Trans Volga Movimentação & Logística (Fone: 31 2567.6020) está disponível para parcerias comerciais no que se refere à prestação de serviços e suporte a outras empresas transportadoras, embarcadoras, Operadores Logísticos e afins que tenham demandas para Minas Gerais. Oferece serviços de coleta/entrega fracionada e/ou completas para Belo Horizonte e interior de Minas, atuando, também, com carga área, abrangendo despachos, coletas e entregas, transferência para todo o Brasil, fretes dedicados para demandas emergenciais, como congressos e outros eventos, transporte de cargas sensíveis, logística para operações comerciais, armazenagem e guarda-móveis.

Quality Logística faz administração de CDs
Entre os serviços e soluções oferecidos pela Quality Logística (Fone: 11 3964.5554) estão: administração de Centros de Distribuição; movimentação e abastecimento de linhas de produção; armazenagem em CDs próprios; engenharia de processos logísticos; softwares de gestão de armazéns e transportes; controle de inventários cíclicos e periódicos; movimentação de mercadorias; packing; e locação de máquinas e equipamentos.

Datamax-O´Neil lança impressora térmica desktop para pequenos e médios volumes
Nova integrante da linha de impressoras desktop da Datamax-O´Neil (Fone: 11 3305.9468), a E-Class Mark III Professional Plus é uma impressora compacta que trabalha com a tecnologia de transferência térmica direta, sendo indicada para Operadores Logísticos com pequenos e, até, médios volumes de produção, na impressão de etiquetas com código de barras. Possui display gráfico com interface de menu de navegação; tela LCD interativa; relógio em tempo real; alarme sonoro; conectividade de host USB; velocidade de impressão rápida (152 mm/s a 203 dpi); e comunicação opcional sem fio LAN e Bluetooth. Inclui bobina de papel com largura de 182,8 mm e foi projetada para o manuseio do adesivo das etiquetas e, portanto, tem manutenção próxima a “zero”, segundo a empresa.

Consórcio Linha Azul registra aumento de até cinco vezes na habilitação no primeiro semestre do ano
Formado pelas empresas Tradeworks (Fone: 19 3753.1000), Consulcamp (Fone: 19 3231.0399) e RGC (Fone: 19 3231-7974), o Consórcio Linha Azul, que completou no último mês de julho sete anos de atuação no mercado de auditoria de habilitação e monitoramento do Despacho Aduaneiro Expresso – Linha Azul –, obteve no primeiro semestre de 2012 um aumento de até cinco vezes na procura por empresas interessadas em habilitar-se no benefício, em comparação com o mesmo período do ano passado. Responsável por quase 50% dos ADEs (Atos Declaratórios Executivos) publicados pela Receita Federal do Brasil, até o início de julho, o Consórcio registrava a marca de 22 clientes habilitados, dentre as 48 empresas que hoje operam com o Linha Azul para agilizar a liberação das mercadorias na importação e/ou exportação no país.
“Além dessa marca, a nossa equipe já iniciou o ciclo de auditoria de monitoramento, exigida das empresas habilitadas a cada dois anos, para manutenção do procedimento”, explicou Ignacio Fraga, diretor comercial da Tradeworks, empresa líder do Consórcio Linha Azul. O Despacho Aduaneiro Expresso – Linha Azul – é um procedimento especial de facilitação aduaneira que consiste no tratamento expresso das operações de importação, exportação e trânsito aduaneiro mediante habilitação prévia da empresa interessada junto à Receita Federal. A habilitação é concedida à empresa que possua os requisitos e condições estabelecidos nas normas da RFB e que adote os procedimentos que demonstrem a qualidade de seu controle interno visando ao cumprimento das obrigações tributárias e aduaneiras, permitindo o monitoramento permanente pela fiscalização aduaneira.

Maestra passa a contar com nova operação no Ceará
A Maestra Navegação e Logística (Fone: 11 2388.5100) acaba de incluir em sua operação o Porto de Fortaleza, na capital cearense. A nova escala se integra às outras cinco já oferecidas pela empresa, nos portos de Navegantes, Santos, Salvador, Suape e Manaus, e consolida a execução do planejamento traçado para a rota dos seus quatro navios. Segundo Fernando Real, presidente da Maestra, com a nova operação, o atendimento aos clientes da companhia será aprimorado, uma vez que esse porto fica estrategicamente localizado, melhorando a eficiên­cia na distribuição de cargas para qualquer origem/destino. Nesse sentido, a Maestra também estará aberta para firmar parceria com empresas cearenses do setor rodoviário ou ferroviário que trabalhem nas pontas da distribuição. “Por acreditarmos na multimodalidade, reconhecemos a importância dos outros meios de transporte e buscamos atuar em parceria com esses meios, que são complementares, oferecendo aos nossos clientes um modelo de parceria logística conveniente com as suas necessidades”, explica o executivo.

Assessoria aduaneira é a aposta da Kennedy Global
Há mais de dez anos no mercado, a Kennedy Global (Fone: 19 3032.7613) é especializada em comércio exterior. Além de serviços de desembaraço, assessoria e despacho aduaneiro, a empresa também faz transporte rodoviário, aéreo e marítimo para indústria e comércio. Entre os serviços oferecidos por sua divisão de desembaraço aduaneiro estão: classificação tarifária de mercadorias NCM/SH e sua tributação específica na Tarifa Externa Comum (TEC); informações sobre importação e exportação; seguro de carga, drawback e processos especiais; elaboração de fatura, packing list e certificados de origem; elaboração e acompanhamento de L.I. e D.I; e entreposto aduaneiro, RECOF, admissão temporária e demais regimes especiais ou atípicos.

Fulwood inicia segunda etapa de projeto do Condomínio Sorocaba Business Park
Após absorção de 100% da primeira fase do projeto Sorocaba Business Park, a Fulwood (Fone: 11 2344.2999) se prepara para entregar a segunda fase do projeto, acrescentando 24.976 m² aos existentes 37.060 m². Ainda há uma terceira etapa, por enquanto sem previsão de entrega, que totaliza 71.360 m² divididos em 20 módulos. O Sorocaba Business Park é um Condomínio Industrial e Logístico fechado, para fábricas e centros de distribuição. Dentre as características do local estão a possibilidade de cross-docking nos galpões da primeira fase; 4 docas por galpão; piso de alta resistência, com capacidade para 5 toneladas/m2; e pé-direito de 12 metros livres.

Somov está em novo endereço
A Somov, empresa de movimentação de materiais do Grupo Sotreq, está em novo endereço: Av. Dr. Humberto Giannella, 451, Barueri, SP – (Fone: 11 4772.0800).
“A mudança de endereço completa um ciclo de transformações que teve início em abril último, quando a Somov passou a representar as empilhadeiras Yale no Estado de São Paulo em conjunto com as empilhadeiras Hyster, que são comercializadas em todos os Estados do Sudeste, Centro-Oeste e Norte. A chegada da representação da Yale naquele momento exigiu investimentos de R$ 15 milhões, entre contratação de pessoal, ampliação da frota de veículos para assistência técnica e aquisição de peças de reposição. A adequação do imóvel para receber as instalações da Somov também fez parte desse pacote de investimentos”, afirma o gerente de suporte ao produto da Somov, Mário Valentini.
As novas instalações ocupam um terreno de 20.000 m2, com área construída de 5.000 m2. Toda a estrutura de atendimento ao cliente foi ampliada: armazém de peças, oficinas de manutenção distintas (para empilhadeiras elétricas e a combustão), pátio e escritório administrativo. A nova sede tem, ainda, sala d

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal