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Conteúdo 15 de março de 2006

Norsul apresenta novo sistema de transporte no porto de São Francisco do Sul

Acaba de ser colocado em operação
pela Norsul, detentora da maior frota de navegação
privada do País, o novo sistema de transporte marítimo
que transportará bobinas de aço para a Vega do Sul,
empresa siderúrgica do grupo Arcelor com sede em São
Francisco do Sul, no trajeto entre os portos de Praia Mole, no Espírito
Santo, e de Santa Catarina.
Nessa semana chegou a São Francisco do Sul a primeira carga
no primeiro dos quatro navios-barcaças que formarão
o comboio. Todas as embarcações somadas terão
capacidade de transporte de 1,1 milhão de toneladas de bobinas
por ano.
Conforme explica Luis Philippe, diretor de novos projetos da Norsul,
deste total, 800 mil toneladas responderão pelo transporte
do produto da Companhia Siderúrgica de Tubarão –
CST para a Vega. As outras 300 toneladas serão de cargas
vendidas pela CST para outras empresas do Sul do Brasil.
Com o investimento total de US$ 65 milhões, o novo sistema
pretende movimentar o porto de São Francisco do Sul e garantir
empregos para a população do município. Segundo
Philippe, cerca de 11 funcionários (40%) de cada uma das
duas tripulações que atuarão em cada embarcação
serão de mão-de-obra local, como também cerca
de 30 pessoas da tripulação que ficará em terra.
Até o final de junho próximo é esperado que
todas as barcaças, com capacidade de 10 mil toneladas cada
e que serão impulsionadas por dois empurradores oceânicos,
o Norsul Vega e o Norsul Vitória, já estejam operando
no trajeto e garantindo a entrada de uma embarcação
a cada três dias no porto de São Francisco do Sul.
Philippe diz que o sistema economizará para a Vega do Sul
de 20% a 30% com o transporte de bobinas nesse trajeto, que há
dois anos e meio vinha sendo feito pela Norsul por navios convencionais
alugados
Com o intuito de garantir a eficiência do sistema e, conseqüentemente,
atrair novos negócios a longo prazo, a empresa também
pretende construir um centro de distribuição em São
Francisco do Sul, formado por dois módulos de seis mil metros
quadrados e capacidade para comportar 20 mil toneladas cada. Philippe
revela que a idéia principal é fazer de São
Francisco do Sul o pólo marítimo da Norsul no Sul
do País.

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