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Conteúdo 3 de maio de 2006

Ministério dos Transportes prevê privatização de balanças de controle de pesagem nas rodovias federais

Desde o início do ano, 19 mil dos 172 mil
caminhões que passaram pelas balanças rodoviárias
administradas pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes
– Dnit, do Ministério dos Transportes, estavam com excesso
de peso, somando 35,7 mil toneladas de sobrecarga.
“O mais grave é que 77% do excesso foram detectados
pela pesagem da carga pelo número de eixos do caminhão,
o que é mais prejudicial tanto para o pavimento quanto para
a segurança do próprio caminhoneiro”, diz o
coordenador-geral de operações rodoviárias
do Dnit, Luiz Cláudio Varejão.
De acordo com a legislação, só podem ser multados
caminhões cujas cargas ultrapassem os limites de peso bruto
total, mas quando há o excesso por eixo os veículos
ficam retidos até que sejam providenciados meios para remanejar
a sobrecarga, o que causa custos adicionais, desentendimentos e
atraso nas entregas.
Varejão reconhece que o número de balanças
em operação hoje no Brasil é insuficiente para
realizar o trabalho de fiscalização. De acordo com
um estudo da empresa de consultoria Tectran, só na via Dutra,
entre São Paulo e Rio de Janeiro, circulam mais de 148 mil
caminhões por dia, o que é quase a mesma quantidade
de veículos fiscalizados ao longo de quatro meses pelo Dnit.

Para investir na recuperação dos postos de pesagem,
o Ministério dos Transportes formou um grupo de trabalho,
cujo plano, de acordo com Varejão, inclui propostas ao Conselho
Nacional de Trânsito, Denatran, para melhorar as condições
de fiscalização. Entre elas está a revogação
de uma resolução de 1999 que isentou de penalidades
o excesso de peso por eixo.
No entanto, a questão principal é incorporar tecnologia
aos métodos atuais de pesagem de veículos. Uma das
alternativas em estudo seria instalar sistemas de balanças
eletrônicas parecidos aos de controle de velocidade nas estradas
brasileiras, que evitariam filas.
Enquanto o projeto não sai do papel, o Ministério
investe num plano emergencial, que prevê a privatização
de 30 novas balanças de controle de pesagem nas rodovias
federais, no entanto, a licitação está parada.
Empresas que participam do processo entraram com recurso na Justiça
contra o edital. Até que os recursos sejam analisados, o
trâmite continuará suspenso. (Fonte: Agestado)

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