Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de agosto de 2004

Mesquita vai transportar açúcar para a Cosan

A Mesquita Soluções Logísticas acaba de fechar acordo com a Cosan – terceiro maior grupo privado mundial na produção de açúcar, álcool e derivados e maior exportador privado de açúcar do Brasil -, visando o transporte de açúcar via terrestre e, com isso, incrementar os negócios da exportadora em 7% ano.

Mesquita será responsável pelo transporte de 200 mil toneladas de açúcar por ano e, para isso, investiu na aquisição de equipamentos e caminhões com características específicas para este fim – 20 cavalos mecânicos e 22 bitrens Hopper -, na contratação de 70 colaboradores diretos e na criação de uma área para gerenciamento e atendimento exclusivos da operação. De acordo com Ricardo Molitzas, diretor de logística de comércio exterior da Mesquita, “a ampliação da frota permitirá à empresa garantir a disponibilidade e a freqüência dos veículos na Usina Dois Córregos, na região de Jaú, SP, para o transporte do açúcar”.

Diferentemente de um transporte rodoviário simples, os novos veículos da Mesquita que vão atuar para a Cosan cumprirão uma agenda de horários que permitirá agilidade e maior produtividade na operação. “Cada veículo, programado para rodar no esquema 24×7, contará com três motoristas em sistema de rodízio. O sistema de monitoramento via satélite garantirá o sincronismo e a segurança das viagens, além de total comunicação com os motoristas em qualquer trecho do roteiro”, explica o diretor.

Além disso, os bitrens possibilitarão alto volume de carga e uma eficiente descarga no Porto de Santos, uma vez que farão descarregamento direto nas grelhas de recebimento, o que vai evitar o tombamento do veículo por meio de sistemas de elevação. “Tudo foi direcionado para que o veículo não fique parado ou em filas, e passe a maior parte do seu tempo na estrada”, informa Molitzas.

Ele também conta que, antes desta parceria com a Mesquita, a Cosan trabalhava com caminhões contratados em regime diário, o que trazia uma flutuação muito grande do frete e a não-garantia de cumprimento de prazos. Além disso, eram carros não adequados às necessidades básicas para o transporte do açúcar. “Com a nova forma de atuação, no que tange ao transporte realizado pela Mesquita, a empresa optou pela profissionalização do mercado, com maior controle também sobre as etapas de retirada e entrega do produto, além de poder contar com o frete negociado antecipadamente.”

Para chegar à solução desenvolvida para a Cosan, a operadora logística buscou as deficiências da operação, e detectou que havia, além da falta de equipamentos adequados, problemas no embarque e desembarque. “Existiam dois gargalos que poderiam comprometer as necessidades e urgências da Cosan. O primeiro, no embarque do açúcar na Usina, foi resolvido com a escolha de um único local para o carregamento das carretas. Já o segundo ponto crítico da operação era justamente no momento de descarregar. Como esse trabalho era feito por tombamento, ou seja, o caminhão é erguido para o produto cair, os equipamentos do porto que faziam isto estavam sempre sobrecarregados. Optamos por utilizar caminhões que possam descarregar direto na esteira, como os vagões de trem. E a operação foi agilizada, já que estes espaços estavam ociosos”, completa Molitzas.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal