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Conteúdo 15 de julho de 2004

Mercedes-Benz lança caminhões com conceito FlexTruck para o segmento de pesados

A marca Mercedes-Benz está lançando
dois caminhões no segmento de veículos pesados com
o conceito FlexTruck, que representa a flexibilidade dos modelos
para atender a uma maior gama de aplicações no transporte
de cargas e operações logísticas.
Tratam-se de duas novas versões do caminhão 1728,
introduzido no mercado em 2003 na versão chassi 4×2, e que
a partir deste mês passa a contar também com as versões
1728 6X2 (com terceiro eixo) e o cavalo-mecânico 1728 S.
Os caminhões 1728 FlexTruck, em suas três versões,
oferecem flexibilidade para o transporte de cargas no segmento rodoviário,
na faixa de 16 até 35 toneladas de capacidade máxima
de tração. A flexibilidade dos novos caminhões
é propiciada pela sua capacidade de receber uma variedade
de implementos que possibilita sua aplicação em diferentes
necessidades de transporte.
No caso da versão 6×2, o 1728 pode receber carroçaria
furgão de alumínio, tanque de produtos químicos
e combustíveis, carga seca e transporte de botijões
de gás, entre outros. A versão 1728 S, cavalo-mecânico,
atende a uma maior gama de aplicações com semi-reboque
para implementos como furgão de alumínio, lonado,
contêiner, combustível, produtos químicos e
transporte de veículos.
As duas novas versões FlexTruck são produzidas pela
DaimlerChrysler em parceria com a implementadora Randon. O chassi
do caminhão 1728, na versão 4×2, ganha na implementadora
um terceiro eixo ou um conjunto de quinta roda para atender às
exigências do mercado nas versões 6×2 e cavalo-mecânico.
Na versão 6X2, terceiro eixo de fábrica, a capacidade
de carga do caminhão 1728 alcança 23.000 quilos de
peso bruto total. O modelo tem como principal destaque a grande
plataforma de cargas e o entreeixo de 5.170 mm, que o habilita como
veículo rodoviário para longas distâncias.
Inclui motor eletrônico de 279 cavalos de potência a
2.300 rpm, permitindo velocidades médias altas ao veículo
que, nesta versão, é adequado para as entregas rápidas
em trechos rodoviários, em especial entre cidades, utilizando
implementos do tipo baú e sider. Essa versão é
bastante solicitada, por exemplo, nas operações just-in-time
e de distribuição.
Na versão cavalo-mecânico, o 1728 S atende ao transporte
de cargas de grande volume, como, por exemplo, embalagens metálicas
(latas de refrigerantes e cervejas) e embalagens de papelão.
Nessa configuração, apresentas entreeixo de 3.639
mm, para acoplar semi-reboques grandes e transportar o equivalente,
em volume, a trinta paletes.
O modelo atinge ainda até 35 toneladas de capacidade máxima
de tração. E também pode ser equipado com o
conjunto de quinta roda e atrelar um semi-reboque de dois eixos,
inclusive com eixos distanciados. Nesta versão, o caminhão
atende adequadamente ao transporte de cargas volumosas, como roupas
e eletrodomésticos com os implementos sider e baú.
O caminhão 1728 ainda conta com flexibilidade para ser adaptado
pelo mercado nas versões 8X2 e romeu-e-julieta, destinadas
a atividades específicas do transporte pesado de cargas.
A partir da versão 6X2, que conta com peso bruto total de
23.000 quilos, o cliente pode adaptar o segundo eixo dianteiro no
caminhão, elevando o peso bruto total para 29.000 quilos,
melhorando assim a distribuição da carga nos eixos,
para realizar, por exemplo, o transporte de combustível e
ração nos silos das fazendas.
Além disso, a Mercedes-Benz disponibiliza, sob encomenda
especial, na compra da versão do 1728 6X2, o conjunto do
segundo eixo direcional, formado pelo eixo, sistema de freio e molas
para implementar a versão 8X2. Essa operação
é realizada pelas implementadoras do mercado, como a MultiEixos
da rede Randon, por exemplo, que equipam o modelo com mais um eixo
dianteiro, aumentando sua capacidade de carga.
A versão romeu-e-julieta é desenvolvida a partir do caminhão 4X2, que recebe no implementador o engate traseiro, com reforços no chassi para atrelar um reboque de dois eixos. Nesta configuração, o veículo é usado nas operações do transporte de cargas entre estados e cidade.

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