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Conteúdo 10 de março de 2005

Mclane distribuiu 10 milhões de ovos de Páscoa da Top Cau

A Mclane distribuiu 10 milhões
de ovos do Páscoa da Top Cau, e rodou mais de 700 mil km,
em todo o Brasil, para fazer esta entrega.
A Top Cau é um fabricante de ovos de Páscoa que atende
a grandes redes varejistas em todo o Brasil e é muito popular
no Nordeste, contando com personagens da Disney e outros exclusivos
para redes como Bom Preço e Lojas Americanas. Ela trabalha
com a Mclane desde 2003 – a qual fazia apenas o transporte e, este
ano, foi a responsável por toda a logística da empresa.

"Retiramos os ovos da fábrica, fizemos a consolidação
da carga em nosso CD de Barueri, SP, e entregamos diretamente nos
pontos de venda da Top Cau Brasil todo", explica Miriam S.
Korn, gerente de novos negócios da Mclane.
Algumas características do produto distribuído fazem
com que esta operação apresente características
bem distintas das outras.
Por exemplo, Miriam conta que os ovos têm que ser armazenados
e distribuídos com temperatura controlada, entre 14 e 16
graus. "E, para receber este produto especial, reservamos uma
área de armazenagem de mais de 5 000 m2, com mais de 30 docas
dedicadas", diz a gerente.
Outro detalhe interessante é que desde outubro do ano passado
a Mclane já vinha recebendo os ovos paulatinamente. Em janeiro
atingiu o pico de armazenagem.
"Também vale destacar que a Páscoa, este ano,
acontece no dia 27 de março. E existe um dado do mercado
que informa que 80% das vendas ocorrem duas semanas antes da Páscoa.
Assim, para entender a logística da distribuição,
vale destacar que foram estabelecidos três grandes momentos
de expedição dos ovos de Páscoa: perto do carnaval
para todo o Brasil, no final de fevereiro e outra grande por volta
do dia 8/10 de março, último abastecimento das parreiras
dos supermercados", explica Miriam.
Ela informa, ainda, que a retirada dos produtos da fábrica
foi feita através de um planejamento em conjunto das duas
empresas, já que a Top Cau não tem espaço de
armazenagem. "A Mclane fez a retirada diária da fábrica.
Foram de cinco a dez viagens/dia de carretas, inclusive no mês
de fevereiro, com a continuidade da produção. Portanto,
como se pode perceber, é fundamental para a operação
este planejamento antecipado. Tanto que a distribuição
do próximo ano já começa a ser discutida logo
que passa a Páscoa desde ano, considerando a necessidade
de reserva do espaço, bem como de caminhões, todos
com temperatura controlada, em três momentos distintos e num
período muito curto", completa.

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