Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 5 de julho de 2010

Volvo revela que sociedade está atenta à violência no trânsito

Com 254 trabalhos inscritos em seis categorias, o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito mostra que diversos setores da sociedade estão cada vez mais preocupados com os acidentes e as fatalidades do trânsito brasileiro.

É o que mostra o tratamento dado ao assunto em todo o país pela imprensa, empresas de diversos setores, prefeituras, motoristas profissionais e órgãos públicos, segundo os organizadores do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito.

Em sua 18ª edição, o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito reuniu trabalhos nas categorias Motoristas Profissionais, Transportadoras (cargas e passageiros), Empresas, Cidades, Imprensa e Geral. As inscrições vieram de 114 cidades de 19 estados brasileiros. A categoria Geral reuniu o maior número de trabalhos (94), seguindo-se Empresas (47), Imprensa (34), Motoristas (31), Cidades (26) e Transportadoras (22).

“O Brasil acorda a cada dia mais atento ao tema do trânsito, mais precisamente na segurança no trânsito”, afirma J. Pedro Corrêa, consultor do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, que coordena a triagem e encaminhamento dos trabalhos inscritos para a comissão julgadora. Além do expressivo número de trabalhos inscritos, essa maior preocupação da sociedade com o tema fica demonstrada pela forma com que o assunto é tratado.

“Na categoria imprensa, nota-se que o trânsito é pauta permanente e praticamente obrigatória em muitos tipos de veículos. Extensas reportagens foram veiculadas cobrindo considerável parcela da população brasileira”, afirma Solange Fusco (foto), gerente de comunicação corporativa da Volvo do Brasil. “A imprensa tem tido um papel decisivo na conscientização e mobilização da sociedade para um trânsito mais seguro”, acrescenta a gerente.

“Surpreenderam, de certa forma, inscrições de cidades de menor porte, notadamente do Nordeste do País. Chamou a atenção também o fato de as prefeituras estarem usando apoios externos para desenvolver seus programas”, destaca Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST. Um exemplo é o suporte dado a diversos municípios pela ONG GRSP (Global Road Safety Partnership), sediada na Suíça, que atua com inúmeros países e tem suporte da Organização Mundial da Saúde e de importantes órgãos mundiais, como Banco Mundial. Neste ano há também um número expressivo de trabalhos apresentados pelos Detrans de vários estados.

Na categoria Transportadoras nota-se grande preocupação em aperfeiçoar os procedimentos de controle de operação da frota, de número e de tipos de acidentes, observando-se que, em alguns casos, passa-se a considerar também os “quase acidentes”, conceito utilizado no exterior e que serve para medir o grau de segurança do conjunto de veículos de uma empresa. Os acompanhamentos por satélite passaram a fazer parte do cotidiano, melhorando consideravelmente o nível de controle.

Quanto aos motoristas profissionais, observa-se a grande preocupação com a melhor formação da categoria e a busca sistemática de mais conhecimentos para fazer face aos desafios do trânsito rodoviário de hoje, não apenas das estradas, mas dos próprios veículos, hoje muito mais modernos.

Na categoria empresas, observa-se uma ampliação da preocupação com segurança para áreas que até agora não apareciam. Foi expressiva a quantidade de trabalhos inscritos sobre programas internos de segurança para funcionários.
 
Corrêa aponta que diversas empresas têm abordado o tema em campanhas institucionais, fazendo uso da comunicação social para apresentar seus programas. “Campanhas de TV e na mídia impressa com comerciais bem produzidos são exemplos de como se pode atingir a maior parte da sociedade para essa causa social”, observa.

“O Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito é a mais longa jornada em prol de um trânsito seguro e tradicionalmente vem reconhecendo projetos que estão dando bons resultados para o País”, diz Carlos Morassutti, diretor de RH e assuntos corporativos da Volvo do Brasil.

O resultado final com a relação dos vencedores do 18º Prêmio Volvo será divulgado no início de agosto e a cerimônia de premiação será realizada em Curitiba, em setembro deste ano.

Texto: Assessoria de Imprensa da Volvo

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal