Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 27 de junho de 2011

Vinícola Perini investe R$ 700 mil em tecnologia Totvs para rastreamento de cargas de uvas

A vinícola Perini, de Farroupilha, RS, finalizou a implantação do sistema de gestão da Totvs para rastrear todos os processos de produção dos seus vinhos. Essa tecnologia permite acompanhar desde a colheita nas videiras até a distribuição dos produtos no mercado. O sistema facilita o controle rígido realizados pelos enólogos, técnicos e gestores da vinícola. Ao todo, a Perini investiu mais de R$ 700 mil nesta tecnologia.

De acordo com o diretor-presidente da vinícola, Benildo Perini, a proposta é aumentar a eficiência de processos e a qualidade dos vinhos. Com este sistema, ele acredita ter controle total sobre a produção, permitindo gerenciar melhor os custos e processos produtivos.

O sistema ERP Totvs foi implantado a partir de agosto de 2009 e entrou funcionamento na safra 2010. Aprimorado e aprovado, o sistema personalizado de rastreabilidade da Perini acompanha o produto do vinhedo até o varejo, quando o consumidor adquirir qualquer rótulo resultante dos 13,2 milhões de quilos de uvas recebidos nesta safra 2011. Esse software exclusivo já serve de modelo para outras vinícolas brasileiras. Foi desenvolvido pela Totvs RS, em conjunto com o gerente de TI da Perini, Gustavo Ravanello, e o enólogo Leandro Santini.

Segundo Ravanello, apenas um vinho possui ilimitadas linhas de informações dentro desse sistema, iniciando nos vinhedos, passando pela elaboração e envase da bebida, chegando até os pontos de venda. “A partir de agora, os códigos numerados das garrafas são a garantia para o consumidor de que a história daquele produto está toda registrada e controlada pela Perini”, afirma. Já o enólogo destaca algumas possibilidades desse programa, como descobrir que um sistema de poda diferenciado resulta em um vinho melhor ou ainda realizar experimentos com plantio de uvas em microrregiões.

Nos próximos meses, o sistema de rastreabilidade ganhará mais agilidade, isso em razão do acesso às informações que os técnicos da Perini terão por meio de palmtops. Os enólogos terão a comodidade e a segurança de estar em sua casa ou em qualquer outro lugar e poder saber, em tempo real, o que está acontecendo em um tanque de fermentação.

Texto: Usina de Notícia

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal