Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 3 de janeiro de 2011

Varejo têxtil tem ótimo desempenho em 2010

A Abvtex – Associação Brasileira do Varejo Têxtil, em pesquisa com seus associados, informa que o varejo de grande superfície encerrou o ano de 2010  com 1.776 lojas em todo o país, com crescimento de 13,7% sobre as 1.553 lojas em 2009. O número de empregados em 2010 foi de 192.358, um crescimento de 8,8% em relação aos 176.856 empregados em 2009.

"Este foi, sem dúvida, um excelente ano para o varejo de vestuário, em especial graças à recuperação do poder aquisitivo do salário mínimo e da oferta de crédito", afirma Sylvio Mandel (foto), presidente da Abvtex.

No entanto, este crescimento também acentuou um problema conhecido no setor: o fato de a indústria nacional não acompanhar o mesmo ritmo de expansão do varejo. "Esta defasagem entre a capacitação da indústria nacional e os volumes de demanda do mercado consumidor nos levou a unir forças com as entidades representantes da indústria para a busca de soluções permanentes", afirma Mandel.

Representantes da cadeia de produção e distribuição da indústria e varejo realizaram no final do ano um encontro inédito, por meio de uma iniciativa conjunta da ABVTEX, Abit e Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), com o objetivo de adotar medidas que fortaleçam o setor têxtil. "Para 2011, vamos criar um Fórum Permanente de discussão para formatar uma agenda que incluirá ações a curto, médio e longo prazo, bem como identificar os problemas da produção e do varejo", informa Mandel.

Para a diretoria da ABVTEX, é preocupante o fato de fornecedores não conseguirem crescer e acompanhar a expansão do varejo, que tende a continuar no mesmo ritmo em 2011. Hoje são as leis de mercado que regem o varejo e a indústria. "O consumidor pesquisa e exige qualidade a preço competitivo", avaliam os representantes da entidade. Nesse sentido, as empresas são obrigadas a importar, e a adoção de barreiras à importação não resolve este problema, que é estrutural.

Outra importante iniciativa da entidade este ano foi a criação do Programa de Qualificação de Fornecedores para o Varejo – www.abvtex.org.br/programaquali – uma iniciativa inédita que tem o apoio do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

O objetivo é permitir ao varejo qualificar e monitorar fornecedores e subcontratados quanto às melhores práticas de responsabilidade social e relações do trabalho. "Este Programa é a contribuição do varejo de grande superfície para estabelecer um novo ambiente de negócios na cadeia têxtil, baseado na ética e transparência", acrescenta Mandel.

Texto: ADS Assessoria de Comunicações

 

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal