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Conteúdo 29 de novembro de 2010

Varejo terá melhor Natal de todos os tempos, segundo a FCDLESP

Com faturamento que pode chegar a R$ 90 bilhões, estimativa da FCDLESP aponta crescimento nas vendas na capital paulista e interior do Estado

As compras de final de ano já começaram, e o consumidor, que prepara o destino da parcela do 13° salário, já pode pensar em presentear familiares e amigos. Para o ano de 2010, a estimativa da FCDLESP – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo e das CDLs – Câmaras de Dirigente Lojistas não é de um natal recheado de lembrancinhas, mas sim, de uma época de maior consumo e presentes, além de bons resultados nas vendas.

A expectativa das CDLs do Estado de São Paulo é que neste final de ano o varejo venda em média 12% a mais do que no mesmo período em 2009. Naturalmente, alguns setores terão faturamento ainda maior, principalmente aqueles que seus preços são regulados pelo dólar norte-americano. “A venda de artigos importados está sendo impulsionada pela queda do valor da moeda americana em relação às outras, fazendo nosso real valer mais. Boa notícia para um maior número de consumidores que terão acesso a produtos antes destinados apenas à população de maior renda”, afirma o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.

No interior do estado de São Paulo, o crescimento de vendas fica equilibrado, mas também há boas expectativas para a época de festas. Para o presidente da CDL de São José do Rio Preto, Ronaldo José dos Reis, 2010 está sendo um ano atípico devido à realização das eleições e, também, da Copa do Mundo. Segundo ele, os lojistas da região estão otimistas e acreditam que as vendas serão 10%  superiores a 2009.

Para o presidente da CDL de Jaú, Marcos Bossonário, as vendas de natal serão 8% maiores do que 2009. Para ele, o aumento das vendas do pequeno empresário será menor do que o crescimento do grande varejo. “Para os menores, o aumento será em torno de 8%, menos que para o grande varejo, que espera um aumento em torno de 11 a 12%”, comenta. Já para o presidente da CDL de Bebedouro, Antonio Rodrigues Sobrinho, os lojistas da região esperam um aumento de 9 a 10%.

Segundo a FCDLESP, o impulso das vendas pode ser dividido por setores. Os televisores podem apresentar crescimento de quase 30% nas vendas. O número de máquinas fotográficas digitais também deverá dobrar. Já os artigos de informática e aparelhos celulares manterão a liderança no crescimento das vendas. “Alimentos e bebidas importadas também farão parte da mesa na ceia de Natal. Os consumidores também estão optando por produtos com mais qualidade e valor agregado quando compram móveis e os artigos da linha branca”, destaca Stainoff.

E-commerce

Para este natal, a expectativa dos lojistas que já atuam com vendas pela internet é positiva. O comércio eletrônico poderá crescer próximo a 40% em relação a 2009, e o consumidor, com mais de R$ 14 bilhões do que em 2009, proporcionará ao varejo um dos melhores natais dos últimos anos, fazendo com que o faturamento do comércio possa chegar próximo a R$ 90 bilhões.

Enquanto os consumidores aproveitam as ofertas do comércio, por outro lado, o aumento de produtos importados nas prateleiras significa mais criação de empregos no exterior em detrimento aos empregos no Brasil. “Esta característica é boa para o bolso no momento da compra, porém, é ruim para a manutenção e crescimento na nossa oferta de empregos, principalmente para os jovens que iniciam sua vida produtiva”, explica Mauricio Stainoff, da FCDLESP.

Texto: Agência Contatto Assessoria de Imprensa e Conteúdo
Foto: Stock.xchng

 

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