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Conteúdo 8 de agosto de 2011

Varejo deve avançar no consumo de tecnologia nos próximos anos

A Bematech anuncia os resultados de sua pesquisa Panorama da Automação Comercial, que avalia a maturidade tecnológica dos estabelecimentos comerciais no país. O estudo, realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da empresa em parceria com a Opinião Consultoria, contou com 3.147 entrevistas, em todas as regiões do Brasil – durante o ano de 2010 –, e mostrou que apenas 31,6% do comércio está automatizado, quando considerada a utilização combinada de hardware e software de gestão. Dentre os não-automatizados, 69% pretendem avançar neste sentido nos próximos anos, o que aponta para um cenário de evolução promissor.

A maior parte da base consultada na pesquisa é caracterizada como estabelecimento único, ou seja, não faz parte de rede ou franquia. 42% dos entrevistados afirmaram usar impressora fiscal no estabelecimento, seguidos por 47% que possuem software de gestão.  Com altíssima automatização, despontam os postos de gasolina, seguidos dos segmentos de calçados e cosméticos/higiene. Entre os menos automatizados, figuram os estacionamentos e as ópticas. Para 31% dos respondentes, o principal impacto da adoção de ferramentas de automação é a agilidade nos processos, seguido de melhoria de controle da gestão (15%). Dentre os que pretendem se automatizar, as principais razões são entrar em conformidade com as exigências fiscais, além de melhorar os processos – de estoque e financeiros.

A pesquisa realizada buscou, ainda, avaliar a diversificação de meios de pagamento oferecidos pelos estabelecimentos. Neste quesito, notou-se que 66% dos locais já aceitam pagamentos por cartões de crédito, débito ou pagamento pelo celular. Ainda, 10% dos entrevistados disseram estar em processo de adesão de uma ou mais novas formas de pagamento. Joalherias e lojas de departamento são as que mais aceitam cartões de débito e crédito. Com relação ao pagamento via celular – ainda com baixa adesão –, postos de combustível despontam, com 4%, e os supermercados vêm na sequência, com 2%. Para pagamento online, hotéis são maioria, com 6%.

Texto: RMA Comunicação
Foto: Stock.xchng

 

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