Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 18 de setembro de 2008

Um dia quem sabe…

Autoridade única é apontada como meio para resolver os problemas de transporte em grandes cidades. Mas indicação só serviu para conhecimento geral.

Diversas questões a respeito da mobilidade urbana têm sido levantadas e discutidas por entidades, empresas do setor, governo e sociedade. Mas até agora, muito se fala e o pouco que se faz é insuficiente para suprir as necessidades do setor. Tamanha defasagem nas questões de transportes talvez seja pelo tratamento que recebe do governo, que encara o assunto como sendo social e não uma questão de transportes.

“O Brasil precisa tratar o setor com soluções profissionais e não sociais”, explica Umberto de Pretto, secretário geral do IRU – International Road Transport Union (União Internacional de Transportes Rodoviários). Para o especialista, essa mudança de atitude é fundamental para o desenvolvimento do setor e conseqüentemente, da economia em geral.

14a Semana de Tecnologia Metroferroviária

Durante o evento, promovido pela Aeamesp (Associação dos engenheiros e arquitetos de metrô), Aurelio Rojo Garrido, membro da Alamys (Asociación Latinoamericana de Metros y Subterráneos), recomendou a “autoridade única”, uma experiência que deu certo em Madri, na Espanha, para São Paulo.

Atualmente, todas as prefeituras têm sua própria secretaria de transportes e o governo do Estado também tem a sua. Cada uma delas age de maneira independente sem interagir – salvo exceções – umas com as outras. A autoridade única seria uma entidade suprapartidária que tomaria para si a gestão das pastas de transportes de municípios e Estados, propondo com planejamento, ações mais coesas para o setor, como explicou Manuel da Silva Ferreira Filho, presidente da Aeamesp.

Para Manuel, a autoridade única tem como objetivo organizar e otimizar a integração dos meios de transportes urbanos, incluindo ônibus, metrô e táxi. Mesmo com a pauta em voga, não há nenhum movimento propondo a criação de uma unidade da chamada autoridade única.

 

Fonte: Transpoonline – www.transpoonline.com.br

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal