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Conteúdo 21 de outubro de 2008

Toyota comemora 50 anos de Brasil

A Toyota celebra em 2008 seu cinqüentenário no Brasil, com o tema Ampliando Horizontes. A montadora iniciou suas operações no Brasil em 23 de janeiro de 1958, com a instalação de um escritório no Centro da cidade de São Paulo. Em dezembro desse mesmo ano, também em São Paulo, inaugurou sua primeira linha de montagem, começando desta maneira suas atividades como fabricante de veículos no País. Cinco meses mais tarde, a Toyota lançou o primeiro veículo Land Cruiser, na modalidade CKD (Complete Knock-Down), que recebeu o nome de Bandeirante.

Em 1961, a Toyota adquiriu um terreno em São Bernardo do Campo (SP), onde instalou a primeira unidade industrial da Toyota fora do Japão. E, a partir de 1962, passou a fabricar o modelo Bandeirante nacional, que durante 40 anos se posicionou como referência no mercado de utilitários.

Em outubro de 1999, a Toyota celebrou a produção de 100 mil unidades daqueles utilitários. Em novembro de 2001, com o encerramento da produção da linha Bandeirante, a unidade de São Bernardo do Campo passou a fabricar autopeças.

Com a compra de um novo terreno de 1,5 milhão de metros quadrados na cidade de Indaiatuba, no interior do estado de São Paulo, e com o posterior investimento de US$ 150 milhões, a Toyota do Brasil iniciou, em 1996, a construção das instalações de sua principal fábrica no País, destinada à produção do Corolla.

Em setembro de 1998, com a produção do primeiro Corolla brasileiro, inaugurou-se oficialmente a unidade de Indaiatuba (SP). Dois anos mais tarde foram investidos outros US$ 300 milhões para a modernização e ampliação estrutural da fábrica. Este novo aporte marcou o início da produção da nona geração do Corolla, a partir de junho de 2002. No mês de janeiro de 2003, como resultado do êxito absoluto do Corolla, a Toyota do Brasil iniciou o segundo turno de produção nas instalações de Indaiatuba (SP), que elevou o volume de produção em 120%. Em janeiro de 2004, a planta de Indaiatuba alcançou a produção acumulada de 100 mil unidades do sedã médio.

Com injeção US$ 15 milhões, a planta de Indaiatuba iniciou a produção, em maio de 2004, da Fielder, um novo modelo derivado do sedã Corolla, que imediatamente assumiu a posição de liderança, conseguindo reavivar o segmento de station wagons no mercado automotivo nacional.

Em 2007, a Toyota passou a fabricar, com um investimento adicional de US$ 15 milhões, a linha Corolla Flex. A tecnologia de motores que aceitam a utilização de álcool e gasolina puros ou misturados em qualquer proporção foi um trabalho conjunto das engenharias da Toyota do Brasil e do Japão, sendo esta a primeira vez que a Toyota Motor Corporation (TMC) desenvolveu a tecnologia bicombustível e, no caso, exclusivamente voltada ao mercado brasileiro.

O mais recente investimento em Indaiatuba, de R$ 268,3 milhões, foi finalizado em 2008, para a produção do Novo Corolla.

Outro passo importante para o crescimento da Toyota no Brasil foi a inauguração do Centro de Distribuição de Guaíba, na Grande Porto Alegre, em março de 2005. A instalação tornou-se o portal das operações logísticas da Toyota entre o Brasil e a Argentina, para recebimento da Hilux e SW4 por via rodoviária. Ocupando 2,5 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 58 mil metros quadrados, o Centro de Guaíba possui um pátio, um escritório e um galpão industrial. Além de receber e distribuir os veículos produzidos em Zárate para todo território nacional, o Centro executa as operações de checagem e ajuste de montagem, para que estes se adaptem à legislação brasileira.

Para atender à crescente demanda pelos seus veículos, a Toyota do Brasil também ampliou sua rede de distribuição, passando de 90 concessionárias, em dezembro de 2004, para 122 em 2008.

Em julho deste ano, a Toyota anunciou a compra de um terreno na cidade de Sorocaba (SP) para a construção de uma nova fábrica no Brasil que, a partir de 2011, irá produzir veículos compactos para o mercado local e também para exportação.

Com toda essa evolução, a Toyota do Brasil conta atualmente com 3.100 colaboradores distribuídos entre as unidades de São Paulo (SP), Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Guaíba (RS).

A linha de produtos da Toyota no Brasil é composta pelo Corolla, Hilux e SW4; e pelos modelos importados do Japão: os utilitários esportivos Land Cruiser Prado e RAV4, o sedã Camry, além dos luxuosos sedãs da marca Lexus, ES350 e LS460L.

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