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Conteúdo 1 de junho de 2009

TGestiona recolhe quase 100% dos aparelhos fora de uso

O serviço de Logística Reversa sempre esteve presente na atuação da TGestiona, empresa do Grupo Telefônica. Só que antigamente os volumes eram muito menores em relação ao que é movimentado hoje em dia, em virtude do aprimoramento que o serviço recebeu com a criação da Central de Logística Reversa da TGestiona.

Antes, o volume mensal girava em torno de 7.000 coletas mensais, abrangendo placas de centrais telefônicas e celulares. “Tínhamos um alto custo operacional e baixa efetividade de coleta, que ainda era compartilhada com outras operações”, lembra Marcelo Sousa, diretor de logística da empresa.

De acordo com ele, apenas 30% dos produtos fora de uso ou com defeito retornavam. Por isso, a TGestiona identificou oportunidades de melhorias em especialização, para conseguir ganhos de escala, ajuste dos custos operacionais, além de melhores práticas e padronização; e em governança, por meio de sistemas dedicados, agendamento e aumento de efetividade, e controle da cadeia até a destinação. A questão ambiental também foi identificada como prioridade e a empresa passou a observar mais de perto aspectos como destinação fiscalizada e reciclagem.

Com as mudanças realizadas nas operações logísticas, no final de 2008 a TGestiona ampliou a abrangência de sua LR, passando a atender vários tipos de equipamentos eletroeletrônicos. “Hoje, os resultados apontam 76.000 coletas por mês, efetividade de 70% nas coletas, controle de 100% dos insucessos nas entregas e atendimento D+1 nas capitais e D+2 no interior”, festeja Sousa.

Ele comenta que o processo da LR consiste em agendar, roteirizar coleta e triar; se na triagem for identificado que o equipamento é obsoleto, vai para a reciclagem; se der para repará-lo, ganha uma reutilização. “A empresa busca focar processos para manter bom desempenho nas operações. Inclusive, desenvolvemos uma plataforma que proporciona rastrear as encomendas até a entrega ao cliente”, justifica.

Daqui pra frente, segundo o diretor de logística, a TGestiona almeja ter nas coletas a mesma efetividade das entregas. Para isso, aponta alguns aspectos que receberão muito empenho por parte da empresa, como o indicador de performance, através de aumento de efetividade, eficiência operacional e inovação no atendimento; e foco em novos clientes, com os quais pretende compartilhar melhores práticas e, essencialmente, obter crescimento no segmento de eletroeletrônicos.

O meio ambiente, como não poderia deixar de ser, também seguirá sendo uma preocupação constante da empresa. Sousa conta que a TGestiona pretende conquistar novos parceiros, praticar o que chama de reciclagem inteligente – a mesma empresa que recicla, fornece as embalagens para a TGestiona, o que gera ganhos e possibilita a diminuição de estoques – e obter a certificação ISO 14000.

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