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Conteúdo 23 de setembro de 2013

Tecnologia permite às associações de benefícios identificação de motoristas que oferecem menor risco

Tecnologias para monitoramento do comportamento do motorista ao volante, como a solução 3T Inovação, da 3T Systems, permitem às Associações de Benefícios, criadas como alternativa aos tradicionais seguros do mercado, gerenciarem o rateio de despesas com maior precisão. Com isto, elas estão conseguindo atrair frotas de menor risco e praticando preços mais baixos de forma segura

Criadas para operar em Proteção Automotiva, as Associações de Benefícios são uma saída para aqueles que não conseguem contratar um seguro de automóvel ou caminhão. Essas associações se propõem, mediante a cooperação de todos os associados, a repartirem por meio de cotas, eventuais prejuízos que possam vir a ocorrer com seus veículos. De acordo com o gerente de desenvolvimento da 3T Systems, Eduardo Meirelles, estima-se que, atualmente, mais de 500 mil veículos estão protegidos por este tipo de mecanismo. Para se diferenciar no mercado, as associações têm cada vez mais buscado novas maneiras para conceder descontos e benefícios para seus associados.

Algumas associações já consideram prever em seus estatutos descontos para os associados que não se expõem nas madrugadas de sábado e domingo, quando há um maior risco de colisão, para aqueles que não usam o seu carro para ir trabalhar e até mesmo para os que dirigem o veículo de forma defensiva.

Segundo Meirelles, em uma carteira de seguros cerca de 17%  representa mais da metade do volume de indenizações. As seguradoras tentam diferenciar os outros 83% com o mecanismos de bonificação. Porém é uma forma lenta e imprecisa de identificar e premiar os riscos menores. Por este motivo não conseguem atraí-los para a indústria de seguros.

A tecnologia vem permitindo a medição mais precisa do nível de exposição do veículo e a análise do comportamento dos motoristas, viabilizando definir mensalidades e rateios de formas mais justas para os associados que representem menor risco", explica Meirelles.

Desenvolvido pela 3T Systems, a solução 3T Inovação além de rastrear o veículo, avalia o comportamento do motorista ao volante baseando-se unicamente em dados informados pelo GPS do rastreador, dispensando sensores externos. A solução diferencia condutores com o comportamento de maior risco medindo a intensidade e frequência das manobras (freadas, acelerações e curvas). Outra forma de análise comportamental usada é o tempo de permanência nas diversas faixas de velocidade. O tempo de permanência em velocidades elevadas aumenta o risco de sinistros de perda total e de responsabilidade civil (danos a terceiros). A avaliação do perfil do condutor é baseada em estatística das suas manobras. A performance é comparada, de forma simples e objetiva, ao perfil de um “condutor nível médio”.

Os riscos de cada motorista são, objetivamente, identificados pela ferramenta. Ao adotar o 3T Inovação, as associações poderão praticar um critério de rateio das despesas proporcional aos riscos de cada associado, atraindo e fidelizando os condutores que apresentam riscos menores.

 

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