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Conteúdo 27 de julho de 2009

Sustentabilidade no uso dos pneus

O transporte rodoviário é responsável pela movimentação de mais de 60% das cargas no Brasil, e contradizendo a definição da palavra do momento – a sustentabilidade – é a via de transporte que pode apresentar maiores danos ao meio ambiente. Discussões neste entorno culpam os motoristas autônomos e as empresas transportadoras pela má conservação das frotas, o descontrole na emissão de poluentes e o descarte inadequado dos resíduos sólidos inservíveis, como os pneus utilizados pelos caminhões.

Entidades do setor, como a CNT – Confederação Nacional do Transporte mantêm programas visando fortalecer a cultura da responsabilidade ambiental junto aos transportadores, como o Despoluir, o Programa Ambiental do Transporte, lançado em 2007. O programa tem forte atuação no campo educativo, com treinamentos e palestras, e na prática verifica os caminhões pelos opacímetros (equipamentos que analisam a fumaça emitida pelos veículos), instalados por iniciativa da Confederação.

Na linha da orientação sustentável, empresas fornecedoras de produtos automotivos também pautam ações preventivas e sugerem atitudes responsáveis aos seus clientes, como é o caso da Laguna Pneus, importadora de pneus novos para o Brasil. O pneu é considerado o segundo maior custo nas despesas das transportadoras e, portanto, a decisão pelo fornecedor correto precisa ser muito analisada. Apostando em agregar um diferencial, a importadora mantém um estreito relacionamento com o cliente a fim de acompanhar desde a compra, manuseio, utilização, até o momento de descarte destes pneus.

“Hoje reconhecemos que muitas empresas estão abertas a implantar políticas responsáveis, mas não sabem como agir ou onde buscar informações. É responsabilidade de todos os envolvidos na cadeia de transportes, de alguma forma, facilitar este acesso e ampliar o alcance das soluções sustentáveis”, pontua Fabrício Fassina (Foto), administrador de empresas e sócio-diretor da Laguna.

Segundo a empresa uma melhor utilização dos pneus permite a geração de redução de despesas, menores impactos ambientais e ainda reutilizar os pneus descartados em diversos outros meios. A importadora orienta desde a escolha do local ideal para armazenagem do estoque da transportadora até sobre a manutenção adequada do alinhamento dos veículos da frota, o que ocasiona menor desgaste do pneu e, consequentemente, mais tempo de uso antes do descarte, poupando recursos naturais que são utilizados na fabricação do pneu, neste caso, o petróleo e a borracha.

Fabrício ressalta ainda que o objetivo maior é a orientação sobre ações preventivas, mas que guiar o consumidor para o descarte responsável também é fundamental. “A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, por exemplo, lançou em 1999, o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, coordenado pela Reciclanip, que hoje conta com 332 pontos de coleta em 21 estados que recebem pneus sem mais utilidade para o transporte. É uma das formas das empresas efetuarem um descarte facilitado, deixando a cargo da Associação a destinação do produto final", finaliza o importador.

Texto: Assessoria de Imprensa

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