Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 15 de março de 2010

Sistema do Grupo E+P opera em armazém de bebidas

A Danone Waters Deutschland estabelece padrões muito altos para o fornecedor de serviços logísticos LTG (Empresa de Transportes Landau), encarregado pelo armazenamento e pela distribuição da Evian e da Volvic, marcas de bebidas nacionalmente comercializadas: a fim de preencher essas demandas e de otimizar processos de armazenamento, o provedor de serviços logísticos confia no Sistema de Gerenciamento de Armazém LFS 400, do Grupo Ehrhardt+Partner. Com esse sistema, a LTG garante a possibilidade de rastreamento ininterrupto dos produtos e dos lotes e cria os pré-requisitos para o crescimento claro e certo da capacidade de comercialização periódica das bebidas.

A Landauer Transportgellschaft começou a construir seu setor de negócios em logística de bebidas há 3 anos. Desde março de 2009, tem estado no comando do armazenamento exclusivo e também tem sido parcialmente responsável pelo fornecimento nacional das marcas de água Evian e Volvic para a Danone Waters Deutschland (DWD).

“Temos investido por volta de três milhões de euros na região de Hockenheim para preencher as altas demandas da Danone Waters Deutshcland. Para nos adequar aos padrões dos clientes e às exigências da regulamentação 178/2002 da União Europeia, decidimos implementar um poderoso e eficiente sistema de gerenciamento de armazém”, explica Reiner Landgesell, chefe do departamento de logística de bebidas da LTG. Existem nesse local três complexos de armazém com uma área interna de aproximadamente 20.000 m² e uma área externa de aproximadamente 10.000 m ².

Mais de 20.000 paletes podem ser armazenados no estoque de blocos nesses corredores. Na Alemanha, a LTG somente armazena e carrega paletes cheios. Os métodos de fornecimentos para ambas as marcas de água francesas são muito diferentes: enquanto a Evian é direta e inteiramente fornecida à fábrica via conexão própria de linha férrea, a Volvic é entregue da França para a maioria das regiões por meio de transporte rodoviário. A Evian e a Volvic são fornecidas nacionalmente pela LTG e pelos agentes de transporte; uma menor quantidade é recolhida da LTG na Alemanha pelos agentes de transportes dos próprios clientes.

Processos de armazenamento otimizados

Em média, a taxa de saída máxima de um armazém é de 1.400 paletes por dia; em tempos de pico esse número cresce para até 2.000 paletes por dia. Para os funcionários da LTG, isso significa uma média de 80 viagens diárias, que são conduzidas de acordo com o princípio FIFO (o primeiro a entrar é o primeiro a sair) e levando o BBD em conta.

Os produtos que chegam ao armazém são registrados usando o LFS 400: os funcionários escaneiam as etiquetas manufaturadas e, dessa forma, todas as informações relevantes entram diretamente no sistema. O LFS 400 carrega adiante as informações do produto (como o lote e data de validade) através de processo interno, assegurando dessa forma a rastreabilidade ininterrupta desde o fabricante até o vendedor.

Uma característica particular do projeto no LTG é o assim chamado subcontrato. Isso significa desempacotar os produtos de um Europalete, por exemplo, em uma unidade de carga de outro tamanho.

O LFS 400 assegura a rastreabilidade ininterrupta do produto e do lote durante esse processo: com o subcontrato, os funcionários geram uma nova etiqueta NSU a partir do sistema LFS 400. A informação contida de lote e de produto corresponde à do palete original. O processo é documentado pelo LFS 400 e pode ser seguido de volta a qualquer momento.

Resultados

Em geral, o fornecedor de serviços logísticos LTG alcançou os seguintes resultados ao integrar o sistema de gerenciamento de armazém LFS 400:

* Com o LFS 400, a LTG tem um sistema de gerenciamento de armazém que trabalha confiavelmente no sistema operacional Linux escolhido pelo provedor de serviços logísticos.
* As funções e os processos de armazém foram otimizados pelo uso do sistema de gerenciamento de armazém baseado no Linux. A LTG encontra confiavelmente todas as solicitações do cliente, a Danone Waters Deutschland.
* A LTG está agora apta a garantir a rastreabilidade ininterrupta do produto e do lote, incluindo a documentação de subcontrato, e cumpre totalmente com a lei 178/2002 da União Europeia.
* O aumento da performance de 50 para mais de 80 viagens no período de pico pode ser facilmente gerenciado com o LFS 400.

Texto: Assessoria de imprensa do Grupo E+P

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal