Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 14 de dezembro de 2009

Setor de infraestrutura logística tem crescimento significativo

Devido ao setor das construções corporativas revelarem significativo crescimento, empresas especializadas em terceirização imobiliária veem uma grande oportunidade de negócio. Estas trazem ao mercado corporativo uma solução de não investimento em ativos se responsabilizando pelas construções necessárias e manutenção das áreas físicas. Enquanto isso, as organizações conseguem baixar seus custos de operações e mantém foco em sua atividade principal.

Dois formatos se destacam no segmento de infraestrutura logística: o modelo built to suit, que é o desenvolvimento de uma obra encomendada por determinada empresa sob medida para sua atuação; e os condomínios logísticos, onde são construídos armazéns padronizados para atender diversos setores com necessidade de poucas adaptações. Nas duas opções, o objetivo é firmar contratos de longa duração de locação para ocupação da área física sem necessidade de mobilizar o capital da empresa em um ativo, além de compartilhar serviços integrados ofertados dentro do condomínio.

Segundo pesquisa da CB Richard Ellis, os investimentos em construções no perfil registram crescimento, sendo que somente de janeiro a junho deste ano foram construídos 63 mil metros quadrados. Em comparação ao mesmo período de 2008, a metragem é 2,1% superior à área total dos empreendimentos existentes nas regiões avaliadas. O levantamento também indica um aumento significativo da absorção de espaços vagos nos condomínios logísticos. O ano de 2008 encerrou com um dos melhores resultados, superando 500 mil metros quadrados absorvidos.

Rodrigo Demeterco, diretor da Capital Realty, empresa especializada no desenvolvimento e terceirização de ativos imobiliários nas áreas de infraestrutura logística e varejo analisa os resultados. "As companhias entendem que não reter o capital da empresa é de grande valor para o empresário, pois investir na produção traz um retorno muito mais satisfatório para os negócios", afirma Demeterco. A Capital Realty apostou no modelo de condomínio logístico quando desenvolveu, na região Sul do país, o Mega Intermodal Esteio em uma área total de 150 mil metros quadrados, estrategicamente localizado na região metropolitana de Porto Alegre, BR -116.

"Acreditando no sucesso do condomínio iremos disponibilizar mais 13 mil metros quadrados no primeiro semestre de 2010", finaliza o diretor da empresa, referindo-se ao crescimento dos negócios no complexo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Capital Realty

intralog
Savoy
Enersys
Retrak
postal