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Conteúdo 16 de junho de 2008

Seminário “III Brasil nos Trilhos” amplia debate sobre o modal ferroviário

A terceira edição do seminário “Brasil nos Trilhos” realizado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) no dia 11 de junho, em Brasília reuniu a iniciativa privada, concessionárias, indústria e governo federal para debater os rumos do modal ferroviário no país. O Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, participou do painel de abertura e destacou que a expectativa do governo é de que, até 2025, tenhamos um equilíbrio de, aproximadamente, 30% entre os modais e afirmou que o investimento centrado apenas no modal rodoviário nas últimas décadas foi um erro.

Segundo Nascimento, ferrovias e hidrovias são modais de transporte mais baratos. "Se o custo do transporte cair, o nosso produto ganha competitividade lá fora e vamos ter uma capacidade muito maior de exportação", afirmou.

Durante a abertura do seminário o Diretor-Executivo da Associação, Rodrigo Vilaça, apresentou estudo elaborado pelo Centro de Excelência em Logística e Cadeias de Abastecimento da Fundação Getúlio Vargas (Gvcelog e FGV Projetos), os “Desafios e Perspectivas do Setor de Transporte Ferroviário de Cargas no Brasil – 2008 a 2015”. Segundo o diretor-executivo da ANTF, só até 2012 os investimentos deverão alcançar R$ 25 bilhões. Hoje, o setor ferroviário é um dos que mais cresce no país, com o aumento da produtividade e a mudança gradual na matriz de transporte de carga no Brasil.

Segundo o estudo a produção das ferrovias chegará a 2015 com 472 bilhões de TKUs (toneladas por quilômetro útil). Trata-se de um aumento de 86% sobre o dado do ano passado, que alcançou 253 bilhões de TKUs. Os dados relevam o aumento, dos atuais 26% para 32%, da participação do setor ferroviário na matriz de transportes. Além de investimentos em material rodante (locomotivas e vagões) e via permanente (trilhos e acessórios), que elevam a produtividade, a malha brasileira voltará a crescer: passará dos 28.556 quilômetros de hoje para cerca de 36 mil quilômetros no fim de 2015.

O seminário contou com mais três painéis temáticos sobre logística ferroviária, os desafios e o papel do governo, e a expansão da malha ferroviária no país. O objetivo foi ampliar as discussões para implantação de projetos relacionados à matriz de transporte ferroviário, possibilitando um crescimento significativo do setor.

Fonte: NetMarinha

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