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Conteúdo 4 de outubro de 2010

Seminário debate os principais anseios quanto ao monitoramento de mercadorias

Nos dias 21 e 22 de setembro, em São Paulo, aproximadamente 250 pessoas, entre palestrantes, debatedores e participantes, se reuniram para uma série de painéis apresentados na terceira edição do Seminário de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento. O evento apresentou projetos e resoluções vigentes e discutiu necessidades e expectativas do setor de monitoramento.

O encontro realizado pela Gristec – Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento, organizado pela revista e portal InfoGPS, apresentou oito assuntos relacionados ao rastreamento, destacando soluções para prevenir o roubo e outras perdas na área de logística e transporte de cargas.

Conduzido pelo diretor e publisher da MundoGEO, Emerson Granemann (foto), o Seminário contou com a participação do presidente da Gristec, Cyro Buonavoglia, que fez a abertura oficial no primeiro dia, destacando a importância de se debater os temas propostos entre profissionais diretamente envolvidos no transporte de cargas no Brasil. Buonavoglia ressaltou que as discussões influenciam estrategicamente os setores.

Segundo o diretor executivo da Gristec, Wanderley Sigali, diante do cenário em que o Brasil vive, com relação aos altos índices de roubo de cargas e de veículos, o Seminário é uma oportunidade ímpar para discutir meios e mecanismos de redução das ocorrências. “O evento serve para o aprimoramento das tecnologias de rastreamento, pois quem as desenvolve está agregando informações relevantes”, ressalta Sigali. Para ele, outro tema discutido que merece destaque é a rastreabilidade de cargas, pois, até então, só há controle para veículos.

No painel de abertura, o analista de Infraestrutura do Denatran, Jorge Augusto da Conceição, explicou o status atual da Resolução 245 SIMRAV (Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos), que dispõe sobre a instalação obrigatória de equipamento localizador nos veículos novos saídos de fábrica. “A sociedade será a principal beneficiária, pois com a Resolução haverá um efetivo aumento na proteção dos cidadãos e melhor gestão da segurança do trânsito, o que resultará em economia, segurança e melhoria na saúde e no transporte público”, afirma o analista.

Para falar sobre a resolução 212 SINIAV (Sistema de Identificação Automática de Veículos), a organização convidou o engenheiro do Denatran, Antônio Eurípedes Rosa, que explicou sobre a implantação e aplicações do sistema em todo o território nacional. “Com a resolução vigente, será possível acompanhar o ciclo de vida dos veículos, intensificar a fiscalização urbana e as gestões de trânsito e rodoviário, possibilitando, inclusive, a blitz inteligente”.

Em seguida, mediado pelo diretor de Sascar, Daniel Russi, o vice-presidente de Engenharia e Tecnologia da Zatix, Cileneu Nunes; o supervisor da MAN Latin America, Mithermayer Menabó Junior; o engenheiro de Produto da MAN Latin America, Rodrigo Ferreira Lopes; e o superintendente de Riscos da Tokio Marine, Billy Humbard Santos; enfatizaram a necessidade de maturidade das Resoluções e questionaram a viabilidade de implantação e aceitação do consumidor final, o proprietário do veículo.

Na sequência, o pesquisador do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher Von Braun, André Nazareth, apresentou o projeto Brasil ID e explicou seu funcionamento. O novo Sistema Nacional de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias é um projeto inédito que estabelece um padrão único de identificação por radiofrequência, que deverá ser utilizado em todos os produtos em circulação no país. “O projeto Brasil ID propõe um modelo de negócio baseado em serviços de dados e uma solução segura com sistemas de criptografia que garante segurança à circulação de mercadorias e redução de custos, o que, consequentemente, melhorará a competitividade das empresas”, afirma Nazareth.

O tema gerou um debate intenso sobre a privacidade da informação e sobre novos procedimentos e tecnologias que identificam desvio de mercadoria. Mediado pelo coordenador executivo do Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos de São Paulo, José Cândido Senna, a mesa redonda contou com a participação do diretor comercial da Buonny, Eliel Fernandes; do diretor da Sascar, Daniel Russi; do superintendente de riscos da Chartis Seguros, Alfredo Chaia; do gerente de Riscos e Seguros da DHL, Guilherme Brochmann; e da gerente de Risco da Supricel, Leila Margarida Chaves Simonato, além da participação do pesquisador Sênior da Wernher Von Braun, Sergio Celaschi, que também explicou as funcionalidades do Brasil ID.

Os participantes retornaram do intervalo e acompanharam o painel “Conheça as obrigações legais da rastreabilidade de mercadorias na logística urbana em São Paulo baseadas na Lei Estadual 13.918/09”. O supervisor de fiscalização de documentos digitais da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Marcelo Luiz Alves Fernandez, explicou as mudanças no modo de atuação do FISCO, que passa a atuar de forma preventiva, com orientações ao contribuinte para evitar as autuações. “Do ponto de vista de ações de rastreamento do transporte de mercadorias, há possibilidade de integrar as informações do FISCO com o monitoramento e fiscalizar o transporte de cargas de alto valor agregado”, afirma Fernandez.

Mediado pelo diretor executivo da Gristec, Wanderley Sigali; o diretor Comercial da Opentech, William Puccini Lanfranchi; o gerente de Parcerias da OnixSat, Claudio Bulgarelli; a gerente de Risco da Supricel, Leila Margarida Chaves Simonato; o diretor de Operações da Prosegur Brasil S/A, Rauno Luís Lupoli; e o diretor da Celtec/Autocargo, Avelino Rocha Neto questionaram as providencias de rastreamento e monitoramento da sociedade com relação a regulamentação da Lei.

Para finalizar o primeiro dia do evento, o responsável técnico do Google Enterprise, Francisco Gioielli, ministrou a palestra “As novidades do Google Enterprise para o mercado de tecnologia embarcada e logística”, que abordou as principais inovações e investimento do Google com relação à plataforma de mapas.

O segundo dia do Seminário de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento iniciou com um painel sobre telemetria, rastreadores, mapas, roteirizadores e softwares como soluções para gerenciar operações de coleta até entrega de mercadorias. O diretor de atendimento ao cliente da Blue Tec, Romeu Costa Baptista, afirmou que o Brasil presencia um cenário consolidado em relação à tecnologia embarcada do caminhão, o que já possibilita monitorar toda a operação, desde a coleta/embarque até o entrega/desembarque.

Os debatedores questionaram as aplicações de telemetria e soluções que a tecnologia viabilizará e concluíram que haverá uma melhora na performance operacional, que está diretamente ligada à prevenção de acidentes, à economia de combustível, à direção defensiva, preventiva e preditiva. A mesa redonda contou com a participação da diretora operacional da NGO Brasil, Erica Zimmermann; do diretor da 3T Systems, Eliéser Souza; do professor da Escola Nacional de Seguros da Funenseg, Fábio Carbonari; do diretor da Capivari Transportadora, Bruno Bigatto; do gerente de Telemetria da Sascar, Reinaldo de Almeida Junior; e o diretor de tecnologia da Cinterion Wireless Modules, Erich Sander, que atuou como mediador.

Dando continuidade à discussão sobre as diversas tecnologias embarcadas, o segundo painel discutiu a importância de se investir no condutor. Representando a classe do condutor do veículo, o diretor do Sindicato dos Transportadores Rodoviários de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam), Bernabé Rodrigues "Gastão", falou sobre as aplicações e implantações destas ferramentas tecnológicas. Também nesta mesma visão, do caminhoneiro, foram discutidos os desdobramentos deste novo cenário legal.

Além do gerente de Produto da Volvo, Christiano Blume, que foi mediador, participaram do debate a diretora operacional da NGO Brasil, Erica Zimmermann; o diretor da 3T Systems, Eliéser Souza; o superintende da Chartis Seguros, Paulo Robson Alves; e o diretor da Offiss Consultoria Empresarial, Marcio Martuscelli.

Para abordar as questões das tecnologias embarcadas de rastreamento e monitoramento perante a visão do transportador, a organização do evento convidou o sócio proprietário da Integra Soluções Logísticas, Sérgio Garcia, que ministrou uma palestra, na qual abordou as necessidades e dificuldades do transportadores.

O debate contou com a participação do diretor Comercial da Opentech, Jorge Luiz Domingues; do gerente de Parcerias da OnixSat, Claudio Bulgarelli; do superintendente de Riscos da Tokio Marine e Coordenador do GT da Gerenciamento de Riscos da Fenseg, Billy Humbard Santos; de Gil Cohen, membro da Comissão Técnica de Gerenciamento de Risco do SETCESP, além de Christiano Blume, responsável pelo gerenciamento de Produto da Volvo, que permaneceu como mediador.

Garcia acredita que a tecnologia que envolve áudio, vídeo e dados (AVD), que está integrada aos rastreadores, será o próximo passo do setor em questão de inovação. “Com uma câmera no interior do veículo será possível gravar e enviar as imagens, tudo isso em tempo real”, afirmou, mas ressalta o alto custo da implantação efetiva do serviço o Brasil, o que gera empecilhos.

Para finalizar as atividades do seminário, o assessor do Secretário da Segurança Pública de São Paulo e coordenador do Procarga, Waldomiro Pompiani Milanesi, abordou o status atual do Programa de Prevenção de Furtos, Roubos e Desvio de Cargas (Procarga) no âmbito da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Texto: Oficina da Comunicação Integrada – Assessoria de comunicação da
Editora MundoGEO

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