Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de agosto de 2009

Semestre que se inicia reserva boas oportunidades para mercado de trabalho

Cada vez mais o país dá sinais de reaquecimento e, aos poucos, as empresas retomam as contratações. É o que mostra pesquisa mensal realizada pela Ricardo Xavier Recursos Humanos.

Levantamentos recentes mostram que alguns números da economia já alcançaram níveis superiores aos do pré-crise. A intenção de compra, por exemplo, já é a maior em dez anos. Isto porque, além do aumento na oferta de crédito, as pessoas estão mais confiantes com relação à manutenção do emprego.

Outra boa notícia para o mercado de trabalho vem de uma pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), que revela que o Brasil está em quarto lugar na preferência dos investidores internacionais nos próximos dois anos.

“A demanda por profissionais qualificados para suprir essa demanda deve crescer muito nos próximos meses. Hoje, já se percebe um aumento expressivo no número de companhias multinacionais, principalmente de médio porte, que procuram executivos brasileiros para iniciar suas operações no país. Os profissionais precisam estar preparados para isso”, ressalta Hélio Terra, Presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

Apesar da constatação positiva, julho foi um mês de pouca movimentação no mercado de trabalho. Com uma redução de 4,6% no total de posições em relação ao mês anterior, foram criadas 1.769 novas oportunidades no período.

As áreas que mais se destacaram foram: Comercial, com 15% das oportunidades; Administrativa, com 13%; Financeira, com 10%; Engenharia, com 7%; e Tecnologia da Informação e Jurídica, com 4% cada. O restante das vagas se dividiu da seguinte forma: Industrial (3%), Marketing (3%), Logística (2%) e Saúde (2%).

Em julho, as empresas brasileiras abriram 83,5% das novas oportunidades de emprego, sendo o restante das vagas oferecidas por multinacionais.

Profissionais mais procurados

De acordo com o estudo, em julho de 2009 as graduações mais solicitadas foram:

1. Engenharia (19%)
2. Administração de Empresas (13%)
3. Ciências Contábeis (9%)
4. Economia (4%)
5. Publicidade, Propaganda e Marketing (2%)
6. Direito (2%)
7. Psicologia (2%)
8. Tecnologia da Informação (1%)
9. Análise de Sistema (1%)
10. Farmácia e Bioquímica (1%)

Vale destacar que, em 42% das posições, não houve especificação da graduação necessária para que os profissionais concorressem às vagas.

Sobre a pesquisa

O levantamento da Ricardo Xavier Recursos Humanos abrange as seguintes localidades: São Paulo (Capital e Grande SP), Campinas (e Interior de SP), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. As que mais abriram vagas foram: São Paulo (26%), Rio de Janeiro (20%), Bahia (15%), Paraná (13%), Campinas (11%), Minas Gerais (8%) e Rio Grande do Sul (7%).

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal