Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 30 de junho de 2008

SECEX e BNDES realizam o 126º Encomex em Campinas

O diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior da SECEX (Secretaria de Comércio Exterior), Fábio Faria, e Cecília Branco, técnica da Área de Comércio Exterior do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), estiveram visitando algumas cidades na Região de Campinas para promover a participação de empresas no 126º Encomex (Encontro de Comércio Exterior). O evento é gratuito e acontece no dia 11 de junho no The Royal Palm Plaza em Campinas. Paralelo ao Encomex, acontece a rodada de negócios no “Campinas International Business”, entre os dias 09 e 13 de junho.

Segundo Fábio Faria, esse encontro acontece há 11 anos e já reuniu cerca de 80 mil participantes e 30 mil empresas, em 77 cidades do Brasil. O 126º Encomex é o 4º encontro re­a­lizado nesse ano e o 3º que acontece em Campinas. O diretor da Secex explica que o objetivo das visitas e da divulgação é atrair as pequenas e médias empresas da região para aumentar a base exportadora do país, que atualmente é de 23 mil empresas, um número pequeno, segundo Faria. “É um evento informativo, vital para o desenvolvimento das empresas e para despertar a vocação exportadora”, afirmou Faria. Para ele, a região de Campinas é um pólo industrial, tecnológico e de ensino, além de ser um pólo logístico, rodoviário e aéreo e é necessário ampliar a participação regional no comércio exterior através de micros, pequenas e médias empresas. O secretário Municipal de Cooperação Internacional, Rodrigo Hajar, disse que é esperada a participação de 1.500 empresas no Encomex e que as inscrições podem ser feitas até o dia do evento, no site www.encomex.gov.br.

A SECEX busca facilitar o ingresso dessas empresas no mercado internacional através da informação para diminuir os custos das empresas e aumentar a competitividade, promovendo melhorias tecnológicas e de gestão. As ferramentas usadas estão disponíveis na Internet, através de métodos como o sistema passo a passo “Aprendendo a Exportar” e simulações de relações operacionais de exportação. No site www.encomex.desenvolvimento.gov.br também está disponível a “Vitrine do Exportador”, para prospecção de mercado, que traz estatísticas sobre o comércio de vários produtos. “As informações estão disponíveis em quatro idiomas e no Encomex em Campinas vamos fazer o lançamento da inclusão do idioma japonês”, disse Fábio Faria. A comemoração de 100 anos da imigração japonesa será o tema do “Campinas International Business”, onde haverá a participação de 15 empresas compradoras internacionais e 45 empresas vendedoras brasileiras. Quatro empresas do Japão irão participar das rodadas de negócios.

Linhas de crédito

O BNDES é parceiro do Encomex desde a primeira edição, em 1997. A representante da Área de Comércio Exterior, Cecília Branco, disse que o banco participa divulgando as linhas de crédito especiais de apoio à produção e comercialização de bens, para aprimorar as empresas e incrementar o comércio internacional, principalmente para os países da América Latina. “O apoio à micro e pequenas empresas é prioridade, com linhas de créditos para fazer o atendimento via agente financeiro”. Recentemente o BNDES lançou o “Pró-soft Exportação”, um programa especial de linha de crédito para as empresas brasileiras de softwares, com condições vantajosas para incentivar a produção de programas de computador, uma área onde o Brasil tem grandes possibilidades de crescimento.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal