Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 13 de julho de 2009

Schioppa incrementa exportações com profissional exclusivo

Considerada a maior fabricante de rodas e rodízios da América do Sul, a Schioppa – que completa 59 anos em agosto próximo – tem incrementado as suas exportações para todos os países do continente, contando com um profissional exclusivo para atender este mercado.

"Também somos fortes nos Estados Unidos, onde temos, há oito anos, um distribuidor, a Schioppa North America, que possui um CD em Michigan e distribui os nossos produtos para outros distribuidores menores", conta Mario Schioppa Neto, gerente de marketing internacional da empresa. Ele informa, ainda, que a empresa também estabeleceu uma nova parceira para a venda dos produtos por catálogo, atingindo países como México, Canadá e China, e as perspectivas de aumento das vendas para os Estados Unidos são de 50%.
Mario também diz que a empresa tem penetração no mercado europeu – Portugal, França, Espanha, Itália e Holanda, por exemplo – através de distribuidores. "Como também participamos, há dois anos, da Arab Healt, feira sobre o setor hospitalar que se realiza em Dubai, temos distribuidores no Irã e no Kuwait, além de clientes no Egito e na Índia. Como estamos focados no Oriente Médio, podemos distribuir nossos produtos também para a Ásia", lembra.

 

Crise?

Como se pode notar, a crise econômica que afeta o mundo não parece ter chegado à empresa. "Pelo contrário, tivemos um primeiro trimestre melhor que o de 2008. Tivemos aumento de vendas de 25%, em razão da alta do dólar e de novos clientes conquistados nos Estados Unidos. Se a crise continuar, acreditamos que vamos voltar aos padrões de 2008. O que percebemos é que o pessoal está receoso da situação, não fazendo estoques e só compra quando têm uma colocação de pedidos. De uma forma geral, o mercado começou a comprar mais em cima da hora, por necessidade, para atender aos pedidos, com entrega para ‘ontem’. Esperamos um aumento de vendas de 20% em 2009", explica o gerente de marketing internacional, destacando que o diferencial da empresa é a rapidez no atendimento.

Quanto às metas da Schioppa, Mario explica que a primeira é contar com novos distribuidores, para se tornar forte no mundo. Também faz parte das metas a criação de outras centrais de distribuição. "A produção das rodas e rodízios continuaria no Brasil – afinal, confiamos na matéria-prima, na mão de obra e nos fornecedores locais – e nestas centrais poderíamos fazer algumas montagens. Ou seja, teríamos um centro de distribuição próprio, com equipe de vendas própria e para a montagem das rodas e rodízios de acordo com o mercado. Afinal, já somos conhecidos em muitos lugares como uma das três maiores empresas do setor no mundo", destaca ele, lembrando que as exportações representam certa de 10% do faturamento da empresa e que a meta é atingir 30%.

Mario também lembra que a Schioppa está pronta para iniciar a construção da nova fábrica, em Caieiras, São Paulo. Afinal, já tem o projeto e um terreno de 25.000 m2, dos quais 12.000 m2 serão ocupados pela fábrica. Finalizando, o gerente de marketing internacional fala sobre a tecnologia utilizada pela empresa. "Temos um departamento de ferramentaria que costumamos chamar de "a cereja do bolo’. Ali são desenvolvimentos projetos e produtos com base em software próprio e ferramental adequado. O grande diferencial é que também fabricamos os moldes e as ferramentas para produzir as rodas e os rodízios, diferentemente das outras empresas, que terceirizam esta operação. Ou seja, podemos desenvolver o que os nossos clientes pedirem. E também fabricamos os equipamentos necessários para a automatização da nossa linha de produção", completa.

 

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal