Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Logística 27 de janeiro de 2015

Roubos caminhões crescem 18%, segundo a Tracker

O número de recuperações de caminhões roubados ou furtados em 2014 cresceu 18,58%, em comparação com 2013, segundo pesquisa realizada pelo Grupo Tracker. A empresa, que atua no segmento de rastreamento e localização de veículos do Brasil, registrou 670 ocorrências no ano passado, contra 565 no ano anterior.

Já no comparativo entre o 3º e 4º trimestre de 2014, a pesqusia apontou queda de 17,95% nas recuperações de caminhões. Foram registradas 160 ocorrências entre outubro, novembro e dezembro e 195 entre julho, agosto e setembro.

De janeiro a dezembro, a Tracker recuperou 4811 veículos em todo o território nacional, entre veículos leves, utilitários, caminhões, cargas e motos. Uma alta de 10,7% em comparação com 2013.

O Grupo Tracker, que oferece um rastreador específico para carga e utiliza a tecnologia de radiofrequência, que permite a localização exata do que foi roubado, mesmo que os criminosos utilizem os jammers – inibidores de sinais. “As demais tecnologias existentes apenas conseguem determinar o endereço onde carga roubada está, que pode ser inclusive um shopping center com centenas de lojas. Muitas cargas, como medicamentos ou cigarros, são pacotes pequenos, diferentemente de um carro ou caminhão, que são facilmente desmembrados e escondidos em inúmeros lugares pelos criminosos. O Tracker Carga tem precisão, além de uma bateria autônoma”, afirma o diretor de Operações, Carlos Alberto Betancur.

A empresa comercializa também o Tracker Carreta, dispositivo exclusivamente para carretas, já que a maioria dos roubos de carga no país é feita com a troca do cavalo, onde habitualmente ficam os equipamentos de localização. O equipamento possui igualmente bateria autônoma, com duração de 12 meses e tecnologia de radiofrequência.

Outra tecnologia utilizada para a segunraça é o GPS/GPRS, que destina produtos para gerenciamento de frotas, como sensores de portas, de violação, de pânico, de temperatura, de engate da carreta, de RPM, horímetro, bloqueio eletrônico, sirene, pisca alerta e teclado entre tantos outros sensores e atuadores.

Há 14 anos no Brasil, o Grupo Tracker já recuperou mais de 32 mil veículos, evitando um prejuízo de cerca de R$ 2,9 bilhões. A companhia pertence ao Tracker VSR Group – que está presente em 19 países, entre eles Colômbia, Venezuela, América Central, Alemanha e Espanha – e oferece produtos para os mercados Segurador, Transporte e Logística, Construção Civil e Agrícola, além de veículos de passeio.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal