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Conteúdo 8 de setembro de 2009

Reforma de pneus reduz consumo de combustível, segundo Vipal

Reduzir os custos fixos sem comprometer o resultado final é fundamental para o sucesso em qualquer atividade. No caso do mercado de transporte rodoviário, as atenções estão voltadas para dois, fundamentalmente: combustível e pneus.

A reforma de pneus é uma prática mundial, sendo também incentivada em vários países desenvolvidos. Todo o setor do transporte utiliza pneus reformados. É sabido também por este setor que o pneu representa, normalmente, o segundo custo do transporte rodoviário. Reformar pneus significa uma redução de até 60% no custo por quilometro.

Testes e avaliações realizados pela Vipal, especializada em produtos para reforma de pneus, comprovam que através de uma reforma criteriosa, é possível economizar também combustível. Dessa forma, a reforma passa a influenciar ainda mais na redução da planilha de custos, trazendo maior rentabilidade para os profissionais do transporte de carga e passageiros.
 

Como economizar combustível com a reforma?
 
Escolha da banda adequada a cada necessidade de transporte e profundidade dos sulcos são os segredos. Desenho para eixo de tração ou eixo livre? Desenho para aplicação em vias asfaltadas ou mistas (asfalto/terra)? Para transporte rodoviário ou urbano? Estas são as perguntas de fácil constatação para se obter um melhor desempenho em termos de consumo de combustível. Mas e a profundidade do sulco da banda? Qual a sua influencia na economia de combustível?

A questão mais contundente e fruto deste estudo inédito diz respeito à profundidade do sulco. Até então se imaginava que um sulco mais profundo era garantia de mais durabilidade e desempenho. Porém, testes em laboratório confirmaram que sulcos profundos geram maior consumo. Através de avaliações nas estradas as informações foram consolidadas.

Veja o teste realizado com bandas de 18 mm e 22 mm, em condições idênticas e que gerou uma economia de 9% de consumo de combustível, quando utilizado o pneu com menor sulco:
 

Veículos: Cavalo + Carreta Baú com 27.000 kg de carga
Pneu: pneus 295/80R22,5
km rodados: 1608
 

Para se ter uma ideia desta economia, uma empresa com uma frota de 50 caminhões, que rodam 10.000 km por mês, economizaria em um ano mais de R$ 100.000,00. Ou seja, o equivalente a um caminhão leve ou quase 50.000 litros de diesel.
 
Esta economia de combustível equivale ainda a não emissão de 130 toneladas de CO2 ou ao plantio de 686 árvores.
 
Por exemplo, na MIRA Transportes, que há sete anos utiliza produtos Vipal, os gastos com pneus diminuíram em 40% já no primeiro com os produtos reformados, e continuou a diminuir, ano após ano. Antes de o trabalho ser realizado pelo reformador Vipal, o custo com pneus estava em 3° lugar. Hoje está em 5°.

“Os pneus reformados pela Vipal chegam a rodar mais de 160 quilômetros, em estradas com condições extremamente adversas”, declara o diretor de Suprimentos do MIRA Transportes, Roberto Mira Jr.

Segundo o profissional, o pneu é um item bastante crítico nas empresas de transportes. “Sem olho clínico e sem parceiros técnicos, o pneu passa a ser um grande problema para os transportadores”, finaliza.

Texto: Assessoria de Imprensa da Vipal

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