Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 8 de junho de 2009

Ramos Transportes conscientiza funcionário sobre bom uso do caminhão

Para incentivar os motoristas a dirigirem com mais segurança e conduzirem o veículo de uma forma mais econômica, evitando o desgaste do caminhão, a Ramos Transportes tem realizado treinamentos de motoristas, campanhas de conscientização, premiações e adequação dos veículos ao tipo de operação.

Segundo Ademir Freitas, gerente nacional de frotas da empresa, para aproveitar melhor os veículos, a Ramos tem procurado adequá-lo ao tipo de operação prevista, levando-se em conta o regime urbano, misto ou rodoviário e as condições das estradas. “Além disso, a transportadora proporciona aos motoristas treinamentos de condução econômica com informações sobre os cuidados com o uso dos pneus, suas aplicações, modelos, diferenças (oferecido por empresas especializadas na área) e como economizar nas operações dos veículos”, explica Freitas.

O gerente ressalta, ainda, que a Ramos faz campanhas de orientação para enfatizar os cuidados que os motoristas devem ter ao dirigir, através de reuniões periódicas que abordam as necessidades de manterem uma velocidade contínua. A transportadora oferece incentivos para os motoristas dirigirem melhor como: premiações por melhor média de consumo e por melhor média de quilometragem percorrida, jornada adequada para condução, alojamento apropriado para repouso e ambiente humanizado para que se sintam valorizados em seu trabalho dentro da organização.

Freitas informa que as medidas adotadas pela empresa já surtem efeito. “Quanto ao consumo de combustível, melhoramos a média de 2.30 km/l para 2.70 km/l nos veículos de transferência (caminhões utilizados nos transportes de longa distância, ou entre as filiais). Por exemplo, entre São Paulo e Recife isso representa uma economia de R$ 13.400,00 somente nesses veículos. Em relação ao desgaste dos veículos ainda não disponho de números fechados, mas posso garantir que aumentamos consideravelmente a vida útil da frota, o que por si só já é um ganho”, finaliza.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal