Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 29 de julho de 2008

Quem paga a conta é o consumidor final

O rodízio de placas de caminhões implantado desde ontem (28) nas avenidas marginais da cidade de São Paulo, pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), penaliza não apenas caminhoneiros e transportadoras que utilizam o Porto de Santos.

Com o conseqüente aumento dos custos de transporte, todos os brasileiros – inclusive paulistanos – vão pagar essa conta.

Sem noção

O rodízio aumenta o custo logístico de operação do Porto de Santos – responsável por mais de 30% da balança comercial do Brasil – e com isso penaliza exportadores e importadores.

As entidades que representam esses segmentos ainda estão sem noção do tamanho do abalo financeiro envolvido nessa operação. Quando acordarem para o problema pode ser tarde demais.

Calados

Diante da gravidade da medida, que impacta no chamado “custo Brasil”, é estranho que os ministros Alfredo Nascimento, dos Transportes, Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos (SEP), e até o da Fazenda, Guido Mantega, não se manifestem nem tenham feito gestões, até aqui, junto ao prefeito de São Paulo, para parar com essa medida.

O rodízio prejudica todo o esforço no comércio internacional do País e gera inflação por aumento de custos.
 

Fonte: PortoGente – www.portogente.com.br

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal