Quem paga a conta é o consumidor final
O rodízio de placas de caminhões implantado desde ontem (28) nas avenidas marginais da cidade de São Paulo, pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), penaliza não apenas caminhoneiros e transportadoras que utilizam o Porto de Santos.
Com o conseqüente aumento dos custos de transporte, todos os brasileiros – inclusive paulistanos – vão pagar essa conta.
Sem noção
O rodízio aumenta o custo logístico de operação do Porto de Santos – responsável por mais de 30% da balança comercial do Brasil – e com isso penaliza exportadores e importadores.
As entidades que representam esses segmentos ainda estão sem noção do tamanho do abalo financeiro envolvido nessa operação. Quando acordarem para o problema pode ser tarde demais.
Calados
Diante da gravidade da medida, que impacta no chamado “custo Brasil”, é estranho que os ministros Alfredo Nascimento, dos Transportes, Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos (SEP), e até o da Fazenda, Guido Mantega, não se manifestem nem tenham feito gestões, até aqui, junto ao prefeito de São Paulo, para parar com essa medida.
O rodízio prejudica todo o esforço no comércio internacional do País e gera inflação por aumento de custos.
Fonte: PortoGente – www.portogente.com.br