Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 20 de novembro de 2012

Quase 80% dos comerciantes pretende fazer contratações nos próximos meses

O empresário do comércio paulistano esteve mais confiante em outubro do que em setembro. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no município de São Paulo (ICEC), apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apresentou alta de 3% em outubro, registrando 120,1 pontos contra 116,6 de setembro. O índice, que é composto pelo Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) e pelo Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), é medido em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100 pontos.

O ICAEC, quesito que vem apresentando, por oito meses seguidos, menor confiança do indicador, registrou alta de 4,9% frente a setembro – passando de 88 para 92,4 pontos em outubro. Já o IEEC registrou incremento de 2,4%, seguido pelo IIEC, que mede a propensão a novos investimentos dos comerciantes, com avanço de 2,3%.

De acordo com os itens do ICAEC, 56,02% dos empresários avaliam que as condições atuais das empresas comerciais melhoraram. Para 45,96% as condições da economia também estão melhores (alta de 11% em relação a setembro). E 46,19% dos empresários paulistanos acreditam que as condições atuais do setor progrediram.

Pensando no futuro, 86,97% dos empresários afirmam que a expectativa de crescimento para o setor é positiva. A expectativa de crescimento da própria empresa também é positiva para 91,48% dos empresários. Essa expectativa é refletida na projeção de aumento no quadro de funcionário, onde 78,62% dos empresários pretende contratar novos colaboradores e 55,17% pretendem ampliar o nível de investimentos da empresa (alta de 3,4% em comparação a setembro).

Já o sentimento do comerciante em relação à Situação Atual do Estoque (SAE) registrou alta de 2,2%. Para 38,3% dos comerciantes a situação do estoque foi considerada inadequada (soma das percepções do nível de estoques acima ou abaixo do adequado).

De acordo com a Assessoria Técnica da FecomercioSP, o empresário do comércio vem elevando seu otimismo em relação ao presente, principalmente pelo fato da proximidade do final do ano, quando há melhoras no volume de vendas no varejo. E, consequentemente, o índice de expectativa se mantém elevado e ascendente. Em termos gerais, o atual resultado do indicador denota a uma visão mais positiva do futuro, assim como um cenário atual mais favorável do que se podia imaginar.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla as percepções dos empresários do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que por sua vez pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo.
 

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal