Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de agosto de 2009

Programa “Na Estrada”, do Canal Rural, percorre 12,5 mil km de sul a norte do Brasil

Depois de colocar uma equipe de reportagem para percorrer o Brasil a bordo de um caminhão, o programa “Na Estrada”, do Canal Rural, finaliza sua segunda edição colhendo resultados significativos pelo país afora. No total, foram 12,5 mil quilômetros que o repórter Gustavo Bonato, o cinegrafista Demétrio Getúlio e o motorista Muriel Souza percorreram em um período de dois meses com um caminhão da Volkswagen, patrocinadora do projeto pela segunda vez.

A equipe saiu do Rio Grande do Sul – o ponto de partida foi o porto de Rio Grande – e passaram por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, e voltaram até o Distrito Federal, onde terminaram a expedição na frente da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Da primeira edição do projeto, realizada em 2008, para a segunda, Gustavo Bonato conseguiu ver melhorias em algumas estradas do centro do Brasil. “Os projetos de recuperação já começam a funcionar, principalmente no centro-oeste. Nas BR-163 e BR-364, que cruzam o Mato Grosso, percebemos uma diferença em comparação à viagem do ano passado”, atesta. Por outro lado, a equipe detectou também alguns problemas ao longo do caminho. “As cidades do interior sofrem com a questão logística. Existe um potencial agrícola muito grande, mas falta investimento para escoar a produção”, explica Bonato.

Com o olhar de quem analisou, in loco, as questões de cidades afastadas das grandes capitais do país, Gustavo Bonato afirma que deve haver um esforço por parte das empresas para facilitar a vida dos produtores. “Em Campo Novo dos Parecis, MT, por exemplo, viaja-se 2 mil quilômetros para poder exportar os grãos de soja produzidos na cidade. É preciso agregar valor ao produto dentro da própria região, e para isso as empresas que usam grãos precisariam se instalar perto das lavouras”, diz, acrescentando que em alguns locais, como Primavera e Lucas do Rio Verde, isso já começa a virar realidade.

A viagem terminou na capital federal, onde Bonato entrevistou o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e o diretor de infraestrutura rodoviária do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Hideraldo Caron. As estradas da região centro-oeste fazem parte das prioridades dos órgãos para 2010. “Não é preciso apenas construir e alargar estradas, mas também desafogar as rodovias com a expansão de outros modais de transporte, como as hidrovias e as ferrovias”, opinou Caron.

Segundo Stephanes, alguns projetos importantes já estão em andamento. “Neste momento está em construção a ferrovia Norte Sul, e temos prevista uma Leste Oeste. O governo federal também vai elaborar um projeto para a hidrovia Telles Pires-Tapajós, que a gente espera que esteja pronto em poucos meses”, afirma o ministro.

Para marcar o encerramento da série de quase 70 reportagens, o Canal Rural vai dedicar espaço nos seus principais telejornais para discutir a infraestrutura brasileira para o transporte de produtos agrícolas. Haverá participações ao vivo e entrevistas no “Bom Dia Campo” (6h), “Rural Meio-Dia” (12h), “Mercado e Cia” (13h) e “Rural Notícias” (19h) da terça-feira 11 de agosto. Haverá links em Brasília, São Paulo e porto de Santos. Os destaques serão as participações diretamente do cais do terminal graneleiro do porto de Rio Grande, mesma cidade onde começou a viagem da equipe do “Na Estrada” este ano.

Os vídeos, fotos, entrevistas e o blog do jornalista relativos ao projeto podem ser acessados dentro do site do Canal Rural: www.canalrural.com.br.

Texto: Canal Rural

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal