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Logística 27 de janeiro de 2015

Programa da OpenTech foca em segurança nas estradas

Quem transita pelas estradas brasileiras já sabe: seja qual for a condição da rodovia, a segurança está centrada basicamente na performance do motorista. No país, 67% das ocorrências envolvendo operações logísticas estão relacionadas à falha humana e de processos. A conclusão é parte de um estudo realizado pela MDS Consultores de Seguros e Riscos considerando 1.550 sinistros entre novembro de 2012 e outubro de 2013.

Do total de incidentes ligados à falha humana, 56% dos prejuízos foram decorrentes de tombamento, capotagem e colisão. As causas incluem velocidade incompatível com o trecho, fadiga do motorista, desrespeito às leis de trânsito ou normas de segurança, distração, imperícia na manobra, falta de qualificação, defeito mecânico ou uso de medicamentos.

Para ajudar a reduzir estatísticas como esta, a OpenTech desenvolveu o OpenPPA. Centrado no fator humano, o Programa de Prevenção de Acidentes tem seu foco na análise de riscos, propondo ações preventivas e corretivas voltadas principalmente à atuação dos motoristas. Para quem já aderiu à solução, os resultados são significativos, tanto na preservação de vidas e de bens envolvidos quanto na eficiência dos negócios e na imagem da empresa.

Prova disso são as estatísticas. Amargando prejuízos de R$ 7 milhões com tombamentos recorrentes entre 2010 e 2011, um dos clientes da OpenTech viu essas cifras despencarem a zero após a implantação do OpenPPA. Ao descontinuar o Programa, entre o último trimestre de 2012 e os três primeiros meses de 2013, as perdas com tombamentos voltaram a bater na casa do R$ 1 milhão. “Desde o segundo trimestre do ano passado, com a retomada da solução criada pela OpenTech, este cliente não registrou novos tombamentos”, diz o gerente especialista em Prevenção a Acidentes da OpenTech, Eduardo Luis Dias Tavares.

Na avaliação do gerente, os resultados expressivos são possíveis graças aos critérios rigorosos do Programa e ao acompanhamento constante de analistas exclusivos que atuam in loco. “Temos equipes que acompanham as operações, treinam os motoristas, fazem o levantamento das não conformidades ao final de cada viagem, tomam as medidas corretivas e realizam novas capacitações sempre que necessário”, explica Eduardo.

Com facetas personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente, a solução da OpenTech vai além do treinamento dos motoristas – realizado com didática diferenciada e tecnologia avançada, incluindo treinamentos a distância (e-Learning) – e do acompanhamento pontual do desempenho de cada profissional durante todo o trajeto. O OpenPPA permite a análise da operação por meio de comparativos mensais de não conformidades, minimizando o potencial de riscos nas estradas, o prejuízo com a avaria das cargas e consequentemente os gastos com seguros.

Outra vantagem é que o cliente pode optar pela contratação de palestras de sensibilização e módulos de treinamento com temas específicos para atendimento a demandas pontuais. Há também a opção de contratação de estudo de prevenção de avarias, que estuda as características da carga, indica a melhor forma de acondicionamento, sugere rotas, verifica as causas prováveis dos danos à mercadoria e elabora um plano de ação para garantir que o produto transportado chegue ao destino intacto.

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