Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 25 de junho de 2008

Presidente da Opep afirma que preços do petróleo não vão cair

 As cotações do petróleo não vão cair, afirmou o presidente da Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo), Chakib Khelil, antes de uma reunião com representantes da União Européia (UE) em Bruxelas. "A Opep já fez o que podia e os preços não vão cair", disse Khelil.

O secretário-geral da Opep, Abdallah el Badri, disse também que a organização não tem a intenção de aumentar a produção, "já que não existe falta de petróleo".

O comissário europeu de Energia, Andris Piebalgs, antecipou que pedirá o aumento da produção durante a reunião.

Ontem, o petróleo fechou em alta (de 1,02%, cotado a US$ 136,74) com as preocupações com a tensão entre Israel e Irã e os problemas de fornecimento na Nigéria superaram o otimismo dos investidores com as alegações da Arábia Saudita, de que poderia elevar sua produção.

O sindicato dos trabalhadores no setor petrolífero da Nigéria começaram uma paralisação limitada nas instalações da Chevron no país ontem. Também ontem a UE decidiu impor novas sanções contra o Irã –incluindo o congelamento de fundos do maior banco do país– alegando que Teerã negou-se a atender a restringir seu programa nuclear.

Além disso, a reunião de domingo (22) entre produtores e consumidores da commodity na Arábia Saudita foi ofuscada. No encontro foi aconselhada a adoção de medidas técnicas para estabilizar o mercado petroleiro, mas não anunciaram nenhum aumento da produção.

Os países produtores –incluindo os que se disporiam a aumentar a oferta (Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes)– atribuíram a disparada dos preços a fatores como especulação, crescente demanda e altos impostos sobre a matéria-prima e seus derivados nas nações industrializadas. Para a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), por sua vez, o aumento do preço do petróleo se deve, principalmente, à especulação nos mercados futuros devido à fragilidade do dólar e a uma suposta escassez.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal