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Conteúdo 21 de fevereiro de 2011

Por que as empilhadeiras devem ser amarelas?

Você já se perguntou por que as empilhadeiras devem ser amarelas? A resposta é: porque o olho humano é mais sensível à cor amarela que a outras cores. O olho humano percebe seu espectro usando uma combinação de células do olho conhecidas como bastonetes e cones. Os bastonetes funcionam melhor em ambientes com baixa luminosidade, pois são essas células que detectam os níveis de luminosidade, enquanto as células cones têm a capacidade de discernir melhor as cores, mas funcionam melhor em ambientes mais claros.

Existem três tipos de células do tipo cone nos olhos, cada uma delas tendo uma maior sensibilidade aos diferentes tipos de comprimento de onda da luz: curta, média ou longa. O conjunto de sinais possíveis a todos os tipos de células cones descrevem a gama de cores que podemos ver com nossos olhos. O exemplo abaixo ilustra a sensitividade relativa de cada tipo de célula cone para o espectro total visível, de 400 a 700 nanômetros.

Note como cada tipo de célula não percebe uma cor apenas, mas têm vários níveis de sensibilidade em uma série de comprimentos de onda. Note também que a percepção das cores pelo olho humano é mais sensível à luz na região amarela do espectro.

Alguns fatos sobre a cor amarela

O amarelo (e suas variações) chama a atenção das pessoas mais rapidamente que qualquer outra cor. As pessoas notam objetos amarelos antes que objetos de outras cores.

Mesmo quando você está olhando para frente, você consegue ver um objeto amarelo que não está na sua frente “com o canto do olho” muito antes das outras cores – mesmo objetos vermelhos. Os cientistas explicam isso da seguinte forma: “A visão periférica lateral para detectar a cor amarela é 1,24 vezes maior do que para detectar a cor vermelha.”

Muitos especialistas também apontam que a cor como o amarelo é mais visível sob condições de pouca luminosidade se comparada com o vermelho.

Alguns fatos sobre carros, caminhões e outros veículos em movimento na cor amarela

Se houver neblina ou condições de mau tempo, os motoristas ainda conseguirão ver carros amarelos ou qualquer veículo em movimento nessa cor de maneira razoável.

Além dos ônibus escolares americanos que são amarelos, muitos equipamentos para manutenção de estradas e terraplenagem também o são, pois assim, fica mais fácil visualizá-los e evitar uma colisão. Muitos acidentes ocorrem em fazendas e locais abertos, pois a vítima viu o objeto tarde demais. Se o equipamento for amarelo, você o perceberá mais rapidamente!

Por que os ônibus escolares americanos são amarelos?

Nos EUA na década de 30 os ônibus escolares eram todos amarelos. Assim, o termo “amarelo de ônibus escolar” surgiu na língua inglesa.

A razão principal dos ônibus escolares americanos serem amarelos é porque as regras e regulamentações de segurança nos EUA exigem que eles sejam dessa cor. Em outras palavras, uma LEI FEDERAL exige isso!

Requisitos de Segurança

O ônibus escolar é um dos veículos mais seguros nas ruas. Aprenda mais sobre as leis e regulamentações que regem os ônibus escolares e asseguram que as crianças americanas estejam em segurança no caminho para a escola:

 

Atributos de Segurança para Transporte Escolar

Atributo de Segurança

Autoridade*
*ver legenda

O atendimento às leis federais e/ou estaduais garante:

Tamanho, força e peso do veículo

R

·         Um veículo mais pesado que outros veículos na estrada

·         Um compartimento de passageiros que excede a zona de impacto de quase todos os outros tipos de veículos

Força das juntas e proteção lateral

F

·         Estrutura robusta para proteger estudantes de impactos laterais

·         Prevenção para invasão do compartimento de passageiros

Integridade do tanque de combustível

F

·         Uma grande gaiola de aço para proteger o tanque de combustível de impactos e vazamentos.

Proteção contra capotamento

F

·         Construção de aço reforçada no teto e laterais no caso de capotar

Saída de emergência

F

·         Rápida evacuação de estudantes devido à quantidade, design e localização das saídas (teto, porta e janelas) e sua facilidade de uso

Compartimento de Passageiros e Assentos de Segurança

F

·         Proteção no compartimento de passageiros usando assentos acolchoados especiais

·         Proteção no compartimento de passageiros na estrutura ao redor dos assentos

Proteção do Local de Subida – Barreiras com inscrição “Pare” e Luzes de Aviso

F/S

·         Barreira com inscrição “Pare” fornece proteção às crianças atravessando a rua para entrar e sair do ônibus

·         Luzes de segurança que alertam o tráfego da intenção de parada e saída do ônibus. Por lei, o tráfego deve parar quando os ônibus escolares acendem as luzes vermelhas piscantes.

·         Espelhos que dão uma melhor visão ao motorista das crianças na frente e atrás no ônibus

Acesso controlado de usuários

AS

·         Os ônibus escolares transportam exclusivamente estudantes; não são autorizados outros tipos de passageiros neste veículo.

Inspeção veicular

MS

·         Inspeção anual que mantém os ônibus operando em condições seguras

Cor amarela e sinalizações no ônibus escolar

F

·         Veículo amarelo reconhecido nacionalmente com o letreiro “School Bus” em preto e alertas traseiros ao motorista para tomar cuidado com o ônibus. Outros letreiros menores são permitidos.

·         Marcas refletivas na parte de fora do ônibus para ajudar na visibilidade do veículo à noite e destaca as saídas de emergência do ônibus.  

 
 

LEGENDA

R

Resultado de requisitos

F

Requerido por Lei Federal

F/S

Requerido por Lei Federal e Estadual

AS

Requerido por todos os Estados

MS

Requerido pela maioria dos Estados

SS

Requerido por vários Estados

 

 

 

 

E no Brasil, o que diz a legislação?

No Brasil existe a Portaria no. 3.214, de 08/06/1978 que aprovou as Normas Regulamentadoras – NR – do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativos à Segurança e Medicina do Trabalho.
 
•    As Normas Regulamentadoras – NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
•    A NR 26 – Sinalização de Segurança fixa as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para identificação de riscos e prevenção de acidentes.
•    O subitem 26.1.5.3 diz que o Amarelo deverá ser empregado para indicar “Cuidado”, assinalando:
•    Partes baixas de escadas portáteis;
•    Corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco;
•    Espelhos de degraus de escadas;
•    Cabines, caçambas e gatos de ponte rolantes, guindastes, escavadeiras, etc.;
•    Os equipamentos de transporte e manipulação de material tais como: empilhadeiras, tratores industriais, pontes rolantes, vagonetes, reboques, etc..
•    Pára-choques para veículos de transporte pesados, com listras pretas.
Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos serão usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a visibilidade da sinalização.

O uso do amarelo, além de ser uma demanda legal e por sua comprovada sensibilidade ao olho humano, acaba se constituindo em um fator de segurança para todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente nos processos de movimentação e armazenagem de materiais.
Assim, além da modernidade, ergonomia avançada, versatilidade e produtividade, as empilhadeiras devem também estar equipadas com o atributo mais importante: “a preocupação com a integridade física de todos que estão próximos à operação”.

 

Referências Bibliográficas:
•    Livro Segurança e Medicina do Trabalho – Editora Saraiva – Edição 2008
•    Site: http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_26.pdf
•    Site: http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/color-perception.htm
•    Site: http://www.colormatters.com/kids/yellow.html
•    Site: http://www.sac.org.br/APR_FOH.htm

Fonte:
Carlos Roberto de Oliveira Carvalho
Diretor de Marketing e RH da NACCO Materials Handling Group Brasil

 

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