Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 26 de junho de 2008

Pólos naval e madeireiro atraem empresários ao sul do país

A 1ª Rodada de Negócios da Cadeia do Petróleo, Gás e Energia na Região Sul gaúcha movimentou ontem (25) o Armazém 3, do Porto Velho. O evento foi considerado um sucesso pela comissão organizadora, uma vez que o objetivo principal foi alcançado: aproximar empresas fornecedoras das compradoras.

Além dos negócios, os empresários aproveitaram a oportunidade para conhecer a cidade, movimentando os setores hoteleiro e gastronômico, ocasião, inclusive, em que conheceram diversos pontos turísticos do Rio Grande, os registrando através de fotografias.

Segundo a supervisora regional do Sebrae Rosâni Ribeiro, a Rodada foi realizada aproveitando os investimentos que vêm sendo feitos na região, principalmente em Rio Grande, nos setores naval, madeireiro e de fertilizantes. "A região passa por um momento que até então não estava acostumado: existe muita demanda para pouca disponibilidade de produtos e serviços. No entanto, diversas empresas de outras regiões do Estado também têm interesse de atender a essas expectativas, mas não sabem como chegar até as empresas localizadas na Metade Sul", explica. "O evento foi uma grande rede de negócios, onde o Sebrae proporcionou o cruzamento do perfil destas empresas, relacionando, de acordo com a necessidade de cada uma, fornecedoras e compradoras", declarou.

Para tanto, 220 empresas de diversas localidades participaram da iniciativa, divididas em 43 setores, desde aquelas que atuam com alimentação até a limpeza. A maioria engatilhou negócios que devem ser firmados ao longo do ano. "Algumas empresas de pequeno e médio portes pensam não ter condições de atender a essas demandas. Entretanto, não só a competitividade vem sendo levada em consideração pelas empresas maiores: hoje em dia investimentos em qualidade ambiental e social são pontos cruciais na hora de se fechar um bom negócio", explicou Rosâni.

Angela Marques veio de São Leopoldo para divulgar sua empresa, a SKA. Ela trabalha com o fornecimento de softwares e disse que a iniciativa foi positiva, pois sentia necessidade em interagir com empresas de grande porte localizadas na cidade. "Venho acompanhando o crescimento da região Sul, mas não encontrava uma maneira de divulgar nosso produto. Durante a Rodada, diversas empresas encontravam-se ao mesmo tempo no local, propiciando o fechamento de negócios futuros através de uma aproximação direta com o comprador", ressaltou.

Além das 50 mesas de negociações, com rodadas de até 30 minutos de duração, o armazém do Porto Velho foi palco para a mostra de alguns produtos que fazem parte da coleção Bichos do Mar de Dentro, que possui diversas peças de vestuário e decorativas inspiradas na fauna e flora da região. Os produtos foram confeccionados por artesãos que fazem parte dos projetos do Sebrae na Costa Doce do Rio Grande do Sul e as oficinas realizadas em Rio Grande.

A 1ª Rodada de Negócios foi realizada através de uma parceria do Sebrae com a Petrobras e Rede Petro/RS, e contou com o apoio da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), Prefeitura Municipal e governo do Estado. A ação foi realizada por meio do Projeto Estruturante da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia no Estado. A idéia é que outra edição da Rodada seja promovida em 2009.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal