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Conteúdo 8 de julho de 2008

Pointer Consultoria: como reduzir custos na empresa?

A última palavra em ferramenta gerencial começa com as primeiras letras do alfabeto – ABC, iniciais de Activity Based Costing. Trata-se de uma das mais poderosas estratégias empresariais dos últimos anos, através da qual as organizações cortam desperdícios, melhoram serviços, avaliam iniciativas de qualidade, impulsionam para melhoramento contínuo e calculam, com adequada precisão os custos dos produtos.

O método ABC demonstra a relação entre recursos consumidos (o que foi gasto: água, luz, salários, materiais etc), atividades executadas (onde foi gasto: produção, informática, vendas etc) e objetos de custo (para que foi gasto: produto A, produto B, atividade “X” etc), ou seja:

a) é a metodologia que trata as atividades como o foco do custeio;
b) é o processo de alocação de recursos para as atividades e destas para os objetos (produtos e/ou serviços).

Objetivos deste workshop
Transmitir os conceitos da ferramenta “ABC” (Custeio Baseado em Atividades), suas diferenças em relação aos sistemas convencionais de custeio e respectivos benefícios como instrumento para a gestão operacional e estratégica do negócio.

A quem se destina?
Aos profissionais que independentemente do segmento de atuação (industrial, serviços e comércio), que necessitem:
– Apurar e controlar seus custos reais de produção e principalmente, os custos indiretos (overhead);
– Identificar e mensurar os custos da não qualidade (falhas internas e externas, prevenção, avaliação);
– Levantar informações sobre oportunidades para eliminar desperdícios e aperfeiçoar atividades;
– Eliminar / reduzir atividades que não agregam valor percebido pelo cliente;
– Identificar produtos e/ou serviços mais lucrativos;
– Melhorar substancialmente sua base de informações para a tomada de decisões e
– Estabelecer um conjunto de indicadores de desempenho/performance capaz de medir a eficiência e eficácia do negócio sob os aspectos produtivo, comercial, financeiro e societário.

Temas desenvolvidos

Parte I
– Integração.
– Conceitos de custos e financeiros do negócio.
– Conceitos e origem do ABC – Activity Based Costing.

Parte II
– Desenho do modelo teórico (ABC).
– Tratamento dos recursos.
– Identificação de atividades.
– Identificação de drivers (direcionadores de custos).
– Alocação de custos para as atividades.
– Suporte à decisão de contratar ou terceirizar.
– Processamento de atividades.
– Custeio de objetos de custos.
– Estabelecimento de ID´s (indicadores de desempenho/performance).
– Avaliação de resultados.
– Correção de desvios.

Parte III (*)
– Trabalhos em grupo: discussão e estudo de casos.
(*) Para a aplicação deste item, será utilizado o sistema simulador ProcessCost, desenvolvido pela POINTER Consultoria, através do qual poderá se obter uma visão prática dos conceitos apresentados.

Parte IV
– Integração do ABC com o conceito ABM (Activity Based Management).
– O ABC como instrumento estratégico de vantagem competitiva.

Parte V
– Avaliações finais e feedback.

Como o workshop será realizado?
Apesar da inevitável apresentação dos conceitos necessários ao entendimento da metodologia ABC, este workshop terá uma abordagem essencialmente prática, pois haverá uma significativa interação entre os participantes a partir da discussão dos estudos de casos e experiências vivenciadas nos temas tratados.

Carga horária
12 h.

Investimento
– Valor sob consulta.
– Desconto a partir do segundo participante.
– Incluso no valor: material didático (conceitos e exercícios) e certificado.

Realização
Disponível somente In Company.

Local
Disponível somente In Company.

Informações e Reservas
(11) 4166.6008
e-mail para: workshop@pointer-consultoria.com.br

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