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Conteúdo 28 de setembro de 2009

Pesquisa mostra que a internet está transformando as ações de venda

Segundo pesquisa “As relações de consumo na era do comércio online”, da consultoria Deloitte, as empresas analisadas consideram as relações online um meio eficiente para a promoção de suas vendas (a internet é apontada por quase 70% das empresas da amostra). O celular, em particular, foi apontado por 22% dos respondentes, o que revela a utilização de modelos com maior conectividade, interatividade e mobilidade perante seus consumidores ou clientes. “Isso mostra que as empresas estão diversificando seus métodos de comunicação e acompanhando os movimentos de mercado”, afirma Patricia Sousa, gerente da área de varejo e bens de consumo da Deloitte.

O estudo, que abordou entidades de diversos segmentos e portes econômicos, contou com a participação de 109 empresas que atuam no país. Elas responderam à pesquisa entre 20 de agosto e 8 de setembro.

Outro ponto de destaque é que apenas 2% dos respondentes apontaram que o consumidor compra o produto e/ou serviço por impulso, sem uma avaliação criteriosa. “Essa percepção demonstra que as empresas sabem que estão lidando com consumidores mais exigentes e com maior poder de decisão”, avalia Patricia.

Na visão de 50% dos entrevistados que acompanham os hábitos de seu público na utilização da internet, os potenciais compradores buscam, principalmente, obter melhores condições de compra. Além disso, mais de 40% da empresas respondentes acreditam que o seu público utiliza a internet para visualizar melhor as características e tomar conhecimento dos produtos e/ou serviços. No entanto, percebem que as pessoas e as empresas, apesar de utilizarem a internet para consulta, na maioria das vezes, ainda acabam por efetuar ou finalizar suas compras em instalações físicas.

Nesse sentido, a pesquisa revela que o foco das empresas na internet está voltado, principalmente, para as relações com o público consumidor. Das empresas analisadas, 53% utilizam a internet para aumentar ou melhorar o relacionamento com consumidores e clientes. “A internet tornou-se um recurso fundamental na gestão de vendas das empresas e as mudanças tecnológicas estão transformando as relações comerciais e de pós-venda”, explica Patricia.

No entanto, para a executiva, a internet ainda se mostra um meio de comunicação a ser mais bem explorado nas relações com o mercado e o público-alvo. “Ao mesmo tempo em que as empresas estão preocupadas com o relacionamento com os seus públicos, poucas estão fazendo monitoramento do meio online”, diz a profissional.

De fato, a pesquisa aponta que 80% das empresas se preocupam, principalmente, com a valorização da marca em suas ações de comunicação na internet. No entanto, apenas um terço dos respondentes indica realizar um monitoramento de riscos associados à imagem da empresa.

“As mídias sociais alteram drasticamente a maneira como os agentes de comunicação e os consumidores podem interferir na reputação de uma empresa. O desafio para as empresas é entender a complexidade do novo consumidor social. Relacionamento social com consumidores é muito mais do que atender à demanda de forma reativa ou confeccionar produtos e serviços customizados”, reforça Patrícia.

Além disso, a pesquisa mostra que o varejo tradicional vem dividindo cada vez mais espaço com meios alternativos de venda. Segundo o estudo, o comércio online já apresenta importante contribuição para os resultados das empresas, sendo responsável por 6% do faturamento total obtido pelas entidades da amostra. De acordo com estimativas dos respondentes, o canal online apresenta grande potencial de crescimento e deve ganhar espaço nos próximos 12 meses, passando a compor 8% dos resultados das empresas.

Isso evidencia que as empresas do País se encontram em linha com o perfil global de utilização de canais ou de multicanais de venda. “O Brasil acompanha de perto uma tendência mundial de desenvolvimento e crescimento das relações online, tanto em meios de comunicação quanto em ambientes corporativos”, completa Patricia.

 

Texto: Assessoria de Imprensa da Deloitte
Foto: Stock.xchng

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