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Conteúdo 9 de junho de 2013

Pekus desenvolve sistema de controle personalizado para Penske

A Pekus, especializada no desenvolvimento de aplicações e outsourcing mobile, desenvolveu um sistema para gerenciamento de carga e estoque para a Penske. Alberto Lazzuri, gerente comercial da operadora logística, comenta que na época da solicitação atuava como gerente de operações e foi encarregado de procurar uma solução que gerenciasse de forma eficaz o Centro de Retorno de Peças em Garantia (GRPG) de uma montadora automobilística, localizada em um armazém de 2.500 m² e que era conduzido de forma inadequada.

“Eu tinha acabado de entrar na Penske quando fui incumbido de implantar esta nova operação. Durante o processo de implantação avaliei que era necessário o desenvolvimento de uma solução sistêmica para gerenciamento da localização das peças e status do processo, pois no antigo fornecedor apresentava muitos erros de controle e várias peças se perdiam no estoque ou eram descartadas por passar do prazo de retorno ao cliente. A verba já estava aprovada e precisava encontrar uma empresa que desenvolvesse esta solução com baixo custo. Entrei em contato com a Pekus, que apresentou uma solução de acordo com a nossa necessidade – uma solução de logística que não precisa de tanta inteligência quanto um WMS, já que o depósito é considerado pequeno, mas tão confiável e eficaz quanto”, comenta Lazzuri.
 
Segundo Roberto Mazza, gerente comercial da Pekus, a solução apresentada foi a automatização do estoque via celular. “Criamos um software que controla o recebimento das peças em garantia. As informações são cadastradas por meio de um leitor de código de barras, transmitidas a um sistema web que gera uma etiqueta informando onde a peça deverá ser armazenada até que seja feita a inspeção pela engenharia do fabricante. O custo para o cliente foi muito baixo, pois ele teria apenas que comprar alguns aparelhos celulares simples e leitores de código de barra”.
 
Mazza comenta, ainda, que o sistema gera relatório de tempo, quantidade de peças de acordo com cada fornecedor, entre outros. “Em até 90 dias, a peça tem que ser inspecionada para que seja encaminhada de volta ao fabricante ou destruída. Por isso tudo deve ser bem estruturado para que os prazos não sejam perdidos e o cliente não tenha que arcar com o custo”.
 
Satisfeito com o resultado, Lazzuri ressalta que a Penske, sempre aberta a novas ideias, viabilizou prontamente a sugestão, que hoje gera diversos benefícios para o seu cliente, no caso, a montadora. “Antes, não havia um controle eficaz para a localização de materiais, armazenamento e estocagem. A localização e separação de peças para a engenharia hoje ocorre em apenas meio dia. O tempo de identificação de uma peça com defeito, que está sendo utilizada na linha de montagem, está diretamente relacionado ao custo que demandará na correção do problema. E a solução desenvolvida pela Pekus e a Penske trouxe grande benefício ao nosso cliente e ao consumidor final”, finaliza.
 

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