Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 27 de janeiro de 2009

Para quem gosta: Alfa Romeo, uma paixão

Eu sei que já escrevi isso, mas como apaixonado pela marca vou repetir: para quem ama automóveis, Alfa Romeo é mais que um simples carro, é um ser espetacular. Mais: um Alfa Romeo tem alma, personalidade própria, e forte, tem vontades. Em contrapartida está pronto para oferecer ao seu amigo e parceiro (um Alfa não tem proprietário) muito conforto, segurança, estabilidade e desempenho. Mais que isso tudo junto: puras emoções a cada virada de motor. É simplesmente fascinante. Ter uma Ferrari é um sonho, um espetáculo. Mas ninguém consegue andar com esse carro no dia-a-dia. Já com o Alfa é difícil querer se livrar dele.

Quem tem ou teve um modelo da marca sabe bem o que estou falando. Mas vamos lá, apresentar mais um Alfa que, como diz o nome, vai se transformar num mito. O novo Alfa Mito, recém-lançado na Europa, causou grande expectativa pelo design belo, típico da marca. O modelo tem forte influência do Alfa 8 C, principalmente na frente, onde reúne com muita harmonia a ampla grade, os faróis com moldura cromada e um perfil afilado. Atrás, o estilo se repete e as lanternas têm a tecnologia de Led. Os vincos são fortes e o design muito agressivo.

Por dentro

Tendo como base a plataforma do Fiat Punto, o mesmo existente no Brasil, o Mito mantém a mesma distância entre-eixos, mas é um pouco superior no comprimento. O interior não deixa a menor dúvida que você está num carro da marca de Milão. A posição de dirigir é excelente, graças ao perfeito posicionamento do volante, banco e das dezenas de regulagens de ambos. Como não podia deixar de ser, tudo reflete esportividade com texturas imitando fibra de carbono.

No acabamento, alguns plásticos poderiam ter recebido um pouco mais de carinho. O espaço na frente é muito bom, mas atrás não há o mesmo nível. Não que seja ruim, mas em viagens longas, os passageiros do banco traseiro vão chegar cansados (mas vamos concordar que é um abuso para quem tem a honra de andar num Alfa, de carona, ter coragem de reclamar). A suspensão é firme e mais "durinha", garantindo uma ótima estabilidade. E ainda há uma série de equipamentos que ajudam a aumentar essa eficiência. Através de um botão, no console, é possível escolher a maneira mais correta para cada momento, como mais confortável ou esportivo.

Tecnologia – O motor é o multifuncional 1.4 litro turbo, o mesmo utilizado pelo Fiat Linea e pelo futuro Punto Turbo, que chega agora no mês de janeiro. Ele é oferecido em vários outros carros da Fiat, Alfa Romeo e Lancia. Com 155 cavalos a 5.500 rpm, e 230 Nm de torque, o Mito tem uma relação peso/potência de 7,3 quilos para cada cavalo. O modelo atinge a velocidade máxima de 215 quilômetros por hora e acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos.

Muito bem equipado, o Mito custa na Europa em torno de 23 mil euros, algo em torno de R$ 71 mil.

Mas tem dois defeitos graves: não deve desembarcar no mercado brasileiro, pelo menos durante esta crise econômica internacional, e não é meu.

 

Fonte: Diário do Comércio – www.dcomercio.com.br

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal