Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 13 de maio de 2012

O risco do acesso a dados bancários no ambiente de trabalho

A maioria das pessoas acessam dados bancários em algum momento do dia, no ambiente de corporativo. Isso acontece porque passamos no mínimo oito horas por dia em horário de trabalho. Nem todos podem ir ao banco sempre que necessário. O que, juntamente com a praticidade e agilidade da tecnologia, as pessoas têm o fácil acesso aos dados de sua conta sem sair do local. Antonio Mocelim, executivo da M3Corp, especializada em soluções para segurança de dados, orienta passo a passo como fazer para que os dados não fiquem vulneráveis a invasões ou roubos.

Para o profissional, a principal falha de acesso “é a falta de atenção ao acessar os sites dos bancos e também a falta de uma máquina confiável para estas operações”. Com isso, o correntista pode perder suas informações de acesso roubadas e ter como resultado final o roubo de dinheiro de sua conta corrente.

Já o ambiente corporativo, onde as informações são acessadas, neste caso, está diretamente vulnerável a invasões, clonagem, e as soluções de segurança são de extrema importância para dar apoio aos usuários que utilizam as máquinas corporativas para acessar suas contas bancárias e executar operações financeiras, tais como um bom antivírus, bom firewall e principalmente uma boa orientação aos usuários de melhores práticas para acessar a internet e sites bancários.

Como orientação ao usuário, Mocelim destaca aqui 5 dicas de segurança que devem ser aderidas sempre que a pessoa acessar seus dados bancários no ambiente de trabalho:

1. Verifique se a URL (endereço web) foi corretamente digitado no navegador
2. Prestar atenção na página do banco para ver ser há alguma coisa fora do comum, pois as páginas normalmente são clonadas mas não de forma perfeita
3. Manter sempre o antivírus ativo e atualizado, preferencialmente uma solução profissional, pois utilizar antivírus gratuitos pode ser muito mais arriscado
4. Utilize uma máquina de confiança, evite utilizar máquinas públicas ou de lan-house
5. Utilize senhas complexas e nunca as revele a ninguém

“Para as empresas, proporcionar aos colaboradores esta segurança, como antivírus, firewall e conhecimento gera aumento de produtividade e tranquilidade, pois reverter um problema destes pode ser bastante complicado e demorado”, explica o executivo da M3Corp.

Quando o cliente informa ao banco que sua conta foi movimentada por um cibercriminoso, o banco abre um processo administrativo para apurar se houve falha de segurança do site do banco ou não. Nos casos mais comuns, os cibercriminosos atacam o computador do cliente por invasão ou infecção com um software que permite ao criminoso acessar o computador à distância e roubar seus dados bancários.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal