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Conteúdo 29 de junho de 2009

NVOCC facilita operações de comércio exterior

O mercado do comércio exterior é bastante diversificado e exige soluções para todo o processo logístico. Nem todo exportador trabalha com grandes volumes, e mesmo aqueles que trabalham deparam-se com pequenas quantidades de cargas que sobram após lotar um ou mais contêineres. Para que ele não seja obrigado a esperar até reunir mais carga para lotar um contêiner e poder embarcar, existe o Non Vessel Operator Common Carrier – NVOCC.

De acordo com Marco Damásio (foto), diretor da Just in Time Logistics – empresa que atua com logística integrada em diversas áreas deste segmento, como agenciamento de cargas internacionais, assessoria aduaneira, transportes, armazenagem e distribuição –, o NVOCC nada mais é que um armador que não é proprietário de navios ou de contêineres. “A empresa que possui esse serviço capta cargas fracionadas no mercado, armazena as mercadorias em um ou mais contêineres e encaminha para o embarque em navios. O trabalho de carregamento é bastante técnico, pois em um mesmo lote são colocados produtos de composição, formato e tamanho diferentes, exigindo manuseio especializado”, esclarece.

Para o diretor, a terceirização deste tipo de serviço proporciona ao cliente a segurança e a garantia de que seu processo será administrado e operacionalizado da melhor maneira possível. Um embarque em contêiner exige o trabalho de ovação (carregamento), e por se tratar de uma unidade de carga grande exige manuseio especializado e com equipamentos apropriados. Ele explica que para o armador, o trabalho e os custos dessa operação do contêiner geralmente não compensa, daí surgiu a necessidade de empresas que se encarregassem dessa operação, cuidando de todos os detalhes até o embarque do contêiner no navio.

Segundo Damásio, para o NVOCC operar, ele precisa ter um correspondente no porto de destino que faz o desmembramento do embarque, descarrega o contêiner e o devolve ao armador. Além de outros trabalhos relativos aos controles aduaneiros demandados nessa operação, inclui-se autoridades marítimas dos países envolvidos, seguros e garantias respectivas às multas aplicáveis quando ocorrem erros nessa operação.

Ao se terceirizar o serviço, é importante sondar a relação que a logística tem com as companhias marítimas. “Nas empresas de NVOCC é mais comum haver um acordo de parcerias do que uma fusão, uma vez que, normalmente cada um é especialista em uma região e o serviço do parceiro vai complementar o seu próprio. Negociar de forma independente com as melhores companhias marítimas, de acordo com cada tráfego, obtendo ótimos resultados em serviços e tarifas”, finaliza o diretor da Just in Time Logistics.

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