Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 25 de julho de 2008

Novo guindaste chega a Itajaí neste domingo

O Porto Municipal de Itajaí recebe neste domingo, 27, o quarto guindaste de terra Mobile Harbor Crane, também conhecido como MHC. O investimento, feito através do Teconvi, arrendatário de parte do Porto de Itajaí, foi de, aproximadamente, 3,5 milhões de euros. O novo guindaste tem capacidade para movimentar até 30 contêineres por hora.

O superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Arnaldo Schmitt Júnior, explica que, após os trabalhos de dragagem, o porto passou a receber navios com até 276 metros de comprimento. Os navios dentro dos novos parâmetros têm, além de maior comprimento, maior largura e os guindastes mais antigos não conseguem trabalhar em toda extensão do navio.

Schmitt completa que a necessidade do mercado antecipou a vinda do guindaste. “O quarto guindaste MHC já estava previsto. Mas a necessidade de mais equipamentos para movimentação de contêineres que atendessem navios maiores antecipou a compra”, ressalta o superintendente.

Com a chegada do quarto guindaste MHC, o Porto Municipal de Itajaí e o Teconvi poderão atender os navios sem equipamento de bordo atracados nos berços 3 e 4. Antes, somente as embarcações no berço 4 eram atendidas pelos guindastes MHC.

Novos equipamentos

Para o mês de agosto está prevista a chegada de mais sete Reach Stacker, empilhadeiras de grande porte, com valor aproximado de US$ 750 mil cada uma. No total o Porto de Itajaí irá disponibilizar 24 empilhadeiras Reach Stacker para atendimento aos clientes.

Também para o mês de agosto está marcada a finalização dos trabalhos de preparação da infra-estrutura para funcionamento da Área C. A nova área irá ampliar em 22 mil metros quadrados o espaço para armazenagem de contêineres.

Até o final de 2008 entra em funcionamento o novo berço do Porto de Itajaí, ampliando a extensão do cais de 740 metros para um quilômetro e permitindo a atracação de até quatro navios.

A chegada de dois portêineres, equipamentos de alta performance na movimentação de contêineres, está prevista para abril de 2009.

 

Fonte: Portal NewsComex

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal