Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 13 de outubro de 2008

No Salão de Paris, o foco é ecológico

O apelo ecológico é a principal marca do Salão de Paris, que se encerra no próximo domingo. Tanto os carros-conceito como os que estão para chegar às ruas têm como principal foco a redução de emissão de poluentes e maior economia de combustível. Alguns modelos expostos em Paris serão vendidos no Brasil, como o Mini e o Fiat Cinqüecento, e outros terão produção local, como o Citroën C3 Picasso.

Ao todo são 362 expositores, representantes de 24 países. Até o final desta semana a mostra deverá receber mais de 1,5 milhão de visitantes. Entre os concept cars, destaque para o Nissan Nuvu, um elétrico que tem emissão zero de poluentes e deve ser lançado mundialmente em 2012. A marca japonesa também mostra o Pixo 1.0, que emite apenas 103 g/km de CO2 (pela legislação européia, este número não poderá ultrapassar 120 a partir de 2010).

A Ford expõe, entre outros, um veículo elétrico, o Fiesta ECOnetic, que estará à venda na Europa ainda no final deste ano. Com motor 1.6, de 90 cv, é capaz de rodar 27 km com um litro de combustível. A empresa também expõe o novo Ka e o Focus RS. A Peugeot reforça sua abordagem ambiental no evento com a apresentação da tecnologia Hymotion, que equipa uma linha de concept cars, unindo motor térmico com um elétrico. Entre eles, o Hymotion3 compressor, modelo com três rodas e motor 125cm3, que emite apenas 47g/km de CO2 em utilização mista e 0 g/km com uso do propulsor elétrico. Entre os veículos de série, a atração da Peugeot é o 308 cc, modelo cabriolet.

A Citroën apresenta 34 veículos, dos quais oito carros-conceito. Uma das atrações é o Hypnos, com a tecnologia híbrida Hymotion4. Além do protótipo Fascination, a Mercedes-Benz mostra dois novos sedans de linha: a primeira edição do C 250 CDI BlueEfficiency, com motor diesel de 4 cilindros, e o S 400 BlueHybrid, que chega ao mercado em meados de 2009.

Ocupando um pavilhão praticamente inteiro, o Grupo Volkswagen está representado no Salão de Paris com todas as suas marcas, incluindo Audi, Skoda, Lamborguini, Seat e Bentley, entre outras. Suas principais atrações são o novo Golf, o Passat Blue TDI, o Phaeton 2009 e o Audi S4. A Renault expõe toda a sua linha de produtos de série, com destaque para o novo Mégane (veja nas páginas 4 e 5), além de vários conceitos, incluindo o modelo Be Bop, a última edição da linha Kangoo Família.

À espera dos compactos de luxo

OBrasil deve receber já no próximo ano alguns dos compactos de luxo expostos no Salão de Paris. Além do Mini, com importação já assegurada pelo Grupo BMW, o Fiat 500 e o Smart Fortwo também poderão ser vendidos no País.

A montadora italiana já iniciou o processo de adaptação do seu compacto, que envolverá alterações na suspensão e no sistema de combustível. O modelo estará em exposição no Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas para o público no próximo dia 30.

A Mercedes-Benz, por sua vez, confirma estar analisando a importação do Smart Fortwo. "Estamos sempre atentos a novas oportunidades de produtos para o mercado brasileiro, mas ainda não podemos dar mais detalhes sobre tal projeto”, explica a montadora.

Entre os veículos expostos em Paris, alguns serão produzidos aqui no Brasil a partir de algumas adaptações, como é o caso do novo Peugeot C3 Picasso, que deverá chegar ao nosso mercado em 2010. O mesmo poderá acontecer com o novo Mégane, uma das principais atrações do estande da Renault.

Os pequenos – No caso dos compactos de luxo, Fiat e Mercedes deverão trazer as versões mais completas do Cinqüecento e Smart, visando atender um nicho bem específico do mercado. No caso do Fiat 500, por exemplo, seu preço no País, segundo estimativas da própria montadora, estaria em torno de R$ 80 mil, o que atingiria um público que não está preocupado com preço, mas sim em ter um carro diferente em sua garagem.

Sucesso em todo o mundo, o Mini já tem venda confirmada oficialmente no mercado brasileiro. Segundo o Grupo BMW, a marca está fazendo investimentos adicionais em sua fábrica de Oxford, no Reino Unido, onde o compacto é produzido, para ampliar sua capacidade de produção para 240.000 unidades até 2010.

Com isto, vai ser possível abrir novos mercados, entre os quais o Brasil, considerado um dos participantes estratégicos para o futuro crescimento da marca dentro do setor automotivo. A empresa informa que ainda estuda a faixa de preço em que o produto chegará ao País. No mercado de importação independente, ele é vendido por mais de R$ 150 mil.

Na linha futurista do segmento dos compactos, o público pode ver, no Salão de Paris, o Smart elétrico e o Fiat 500 PUR-02, ambos com apelo ecológico.

A montadora italiana também está expondo o "Fiat 500 by Diesel", que tem por objetivo mostrar "as infinitas possibilidades que o modelo pode oferecer". A marca Mini mostra um crossover Concept, uma evolução do seu tradicional carrinho, que antecipa a tendência da linha para os próximos anos.

 

Fonte: Diário do Comércio – www.dcomercio.com.br

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal