Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 22 de julho de 2008

Nesta época do ano, cuidados redobrados em caso de neblina

Durante o outono e o inverno, a neblina provoca a falta de visibilidade e exige do motorista atenção redobrada para não ser pego de surpresa e conseguir sair de possíveis imprevistos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal de São Paulo, os principais problemas são a ocorrência de colisão traseira, quando se trata de pista dupla, e colisão frontal, em pista simples. Outro situação típica são registros de saídas de pista e colisões contra objetos fixos.

Como prevenção, a corporação recomenda que nesta época do ano os motoristas aumentem a distância de circulação entre um veículo e outro, tanto lateral como frontal; utilizem farol baixo ou lanterna, pois o farol alto ofusca a visão dos motoristas que trafegam em sentido contrário, devido a luz refletir no nevoeiro branco, piorando a visibilidade; evitar freadas bruscas; não utilizar o pisca alerta com o veículo em movimento; não parar sobre a pista de rolamento e evitar horários como amanhecer e entardecer. A faixa refletiva, obrigatório nos veículos de carga, se torna imprescindível para garantir a segurança nas estradas, principalmente durante o período.

Neblina é uma nuvem em contato ou próxima do solo e é formada quando há condensação da água evaporada. Já o nevoeiro é causado pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida. O ar quente perde calor para o solo frio ou para a água e se esfria, fazendo com que o vapor de água se condense.

 

Fonte: O Carreteiro – www.ocarreteiro.com.br

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal