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Conteúdo 5 de maio de 2009

MSC adota nova solução de TI da Citrix

Com o intuito de consolidar o número de servidores, ampliar a mobilidade, simplificar a gestão do ambiente de TI, agilizar a abertura de filiais e reforçar a segurança corporativa, a MSC – Mediterranean Shipping Company, empresa que fornece serviços de logística com abrangência global, nos modais marítimo e rodoviário, adquiriu mais 40 licenças do software Citrix XenApp, desenvolvido pela Citrix Systems, totalizando, atualmente, 430 licenças.

A empresa norte-americana explica que este sistema é a melhor forma de entregar aplicativos Windows com desempenho, segurança e economia, com capacidade de virtualização de aplicativos tanto no lado do cliente quanto no do servidor. Segundo a diretora de Vendas e Canais da Citrix, Érika Ferrara, ao centralizar dados e aplicativos em Data Centers seguros, a área de TI pode reduzir custos de gerenciamento e suporte, aumentar a segurança dos dados e simplificar a continuidade dos negócios.

De acordo com a Citrix, com esta solução – planejada e executada pela LCS, que é Consultora de Soluções Citrix -, atuando paralelamente com o Citrix Gateway, que complementa a segurança corporativa da empresa, a MSC poderá adotar a granularidade no acesso às informações empresariais, já que dependendo do cenário de acesso do usuário, o sistema automaticamente libera ou bloqueia o acesso a aplicativos, como o ERP, por exemplo.

O gerente Sênior de TI da MSC, André Alcântara, conta que a companhia utiliza os sistemas Citrix há cinco anos e que o processo de migração para esta plataforma durou entre dois e três meses. “O gerenciamento do aplicativo antigo era mais complicado. Hoje, apenas duas pessoas gerenciam o ambiente, que é bem simples e não nos causa problemas”, relata. “Há um ano trabalhando com esta nova plataforma, dobramos o número de usuários de 200 para cerca de 400, e diminuímos consideravelmente o número de servidores”, acrescenta.

Para Ferrara, esta parceria representa um conjunto de soluções para unir aplicativos a usuários, já que as soluções desenvolvidas pela Citrix elevam a produtividade do usuário final por meio da otimização de aplicativos web, gestão e virtualização de aplicativos, desktops e servidores, monitoramento de performance, além de proporcionar segurança. “No fundo, toda a intersecção com os aplicativos é muito importante para que eles possam chegar ao usuário com segurança e agilidade. O sistema proporciona, também, o uso de apenas uma senha, que seria a senha principal do Windows, para todos os aplicativos”, informa.

Enquanto isso, Alcântara afirma que, hoje, por conta da nova plataforma, não é preciso investir tão pesado em segurança nas filiais, nem em energia ou ar condicionado para os computadores. Além disso, também não é preciso investir em equipamentos novos a todo o momento, pois algumas máquinas de cinco anos ainda suportam perfeitamente o sistema. “Se a empresa tiver um problema, não precisa trocar o equipamento ou reinstalar os aplicativos, porque eles estão todos no servidor, e não na máquina. Nada trafega na rede”, explica Ferrara, apontando a segurança das informações transmitidas na rede corporativa da MSC. “O usuário pode acessar os aplicativos (Pacote Office, Internet, Rastreamento, emissão de nota fiscal etc.) de qualquer lugar e nada fica armazenado naquele computador, mas sim no ambiente do servidor”, complementa.

A diretora de Vendas revela que praticamente todos os aplicativos usados pela MSC estão publicados dentro desta plataforma, e que a solução é simples, mas a complexibilidade para desenvolvimento e estudo da infra-estrutura e necessidades do cliente é grande. “Se não houver um bom gerenciamento, pode haver lentidão no sistema. Com um gerenciamento eficiente é possível prever se está chegando em um gargalo, mas outra vantagem é a possibilidade de nos anteciparmos ao chamado do usuário, pois há como monitorá-lo”, destaca.

Segundo o gerente Sênior de TI da MSC, a Citrix tem se adaptado às necessidades da empresa e, por isso, a MSC só pensa em expandir o uso desta tecnologia, que tem todo o backstage na matriz em Santos, SP. Ele comenta que os sistemas dão flexibilidade para qualquer laptop fazer o acesso aos aplicativos, tanto na baixada santista como nas filiais em Rio Grande, RS, Porto Alegre, RS, Curitiba, PR, São Paulo, SP, Rio de Janeiro, RJ, Vila Velha, ES, Salvador, BA, Recife, PE, e Fortaleza, CE.

Um dos benefícios que eram pretendidos desde o início, quando a nova plataforma foi implantada, no primeiro semestre de 2007, – segundo Ferrara – era justamente a rapidez na abertura de filiais. “Queremos estender o acesso a toda a cidade de Santos, para reduzir o tempo para, eventualmente, iniciar o funcionamento em outro prédio, caso seja necessário”, justifica Alcântara. “Há alguns planos de expansão, projetos em andamento com suporte de tecnologia”, complementa Tiago Lopes, gerente de Marketing da MSC, que conta, ainda, que a nova plataforma trouxe ganho de produtividade e rapidez nas operações – que nas filiais utilizam rede WAN, na matriz utilizam LAN, e na vistoria de contêineres nos portos apóiam-se em conexão 3G ou Edge. “Quando viajamos para outra filial, por exemplo, podemos utilizar o sistema da mesma forma, o que gera agilidade”, expõe.

Por fim, a Citrix releva que o ambiente de infra-estrutura de entrega de aplicativos utilizado na MSC está avaliado em mais de R$ 700 mil, e que os ganhos pro meio das operações com estas soluções tornaram a unidade brasileira da empresa de transporte marítimo uma referência mundial na companhia, que analisa a adoção dos sistemas em outros países.

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