Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 19 de junho de 2008

Ministro diz que PAC vai integrar portos das regiões Sul e Sudeste

Atenção para o discurso do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. O ministro do PR afirmou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de transportes tem como um dos seus objetivos integrar os portos das regiões Sul e Sudeste aos existentes no Norte e Nordeste. Numa palestra no seminário Portos: em busca de soluções, organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, ele ressaltou que, ao fazer essa interligação passando também pelos principais centros produtores agrícolas, os portos do Sul e Sudeste "que são hoje concentradores de cargas serão aliviados" e os portos do Nordeste "serão melhor aproveitados". Nascimento, a rigor, não decide nada na área de portos, mas sim o cearense Pedro Brito, da Secretaria Nacional dos Portos.

Segundo Nascimento, as estratégias de investimentos do PAC dos transportes se basearam nos estudos do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT). O PNLT, segundo ele, apontou seis portos brasileiros com alto potencial para escoamento de cargas. Pecém e Mucuripe de fora: Santos (SP), Itaguaí (RJ), Rio Grande (RS), Suape (PE), Paranaguá (PR) e Itaqui (MA). Esses seriam os portos-alvo dos projetos de ampliação, modernização e interligação com a rede ferroviária.

Em tempo: o PSB já não tem o leme da Secretaria Especial dos Portos sozinho. Fabrizio Pierdomenico, ex-diretor da Companhia Docas do Estado de S.Paulo (Codesp), ligado ao PT, assumiu a Subsecretaria de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria. Seria uma indicação da "almirante" da Casa Civil Dilma Rousseff.

 

Fonte: NewsComex

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal