Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 4 de julho de 2011

Mercado latino-americano de gerenciamento de frotas crescerá 20% em 2011

As soluções de gerenciamento de frotas existem há várias décadas. Hoje, os sistemas embarcados são realidade mundialmente, oferecem melhor custo-benefício e alto desempenho, além de excelente usabilidade. Tudo isso combinado permite o gerenciamento de todo o processo do transporte, o que significa monitorar e transferir as informações geradas pelos veículos para sistemas corporativos de tecnologia da informação.

A Gristec, Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Monitoramento e Rastreamento, estima que o setor brasileiro cresça 20% em 2011, em comparação com o ano passado.

Segundo a Berg Insight, consultoria sueca focada em negócios inteligentes para a indústria de telecomunicações, o mercado de gerenciamento de frotas nas Américas do Norte e Latina, nos quais o transporte de carga desempenha papel fundamental para a economia local, continuará em ritmo de crescimento nos próximos anos, apesar de ter sofrido desaceleração temporariamente pela crise financeira.

Nas duas, respectivamente, existem aproximadamente 12,9 milhões e 19,9 milhões de veículos comerciais em operação. Somente no mercado latino-americano, cerca de 5,5 milhões dos veículos em uso são caminhões pesados e 14,4 milhões, veículos comerciais leves.
 
“O mercado latino-americano, em particular, passa por um período de amadurecimento na utilização de soluções de gerenciamento de frota. Em 2011, o segmento terá um crescimento saudável”, afirma Cyro Buonavoglia, presidente da Gristec. Porém, ainda há o problema da mão de obra desqualificada, sendo necessário o treinamento dos usuários sobre os processos incorporados aos veículos, que vão muito além dos recursos de segurança.

No mercado norte-americano, os sistemas instalados devem aumentar, a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR, sigla em inglês para Compound Annual Growth), 12,6%: de 2,1 milhões de unidades em 2010 para 3,8 milhões de unidades em 2015. A participação do sistema na frota de veículos comerciais deve aumentar de 16,3% para 29,5% em 2015. Já na América Latina, o número de sistemas de gerenciamento de frotas em uso está projetado para crescer de 900 mil unidades em 2010, a uma taxa composta de crescimento anual de 20,6%, para 2,3 milhões de unidades em 2015. Nesta região, a participação do sistema nos veículos comerciais deve subir de 4,5% em 2010 para 11,6% em 2015.

No Brasil, entre as grandes provedoras de serviços de gerenciamento de frotas estão Autotrac, Zatix e OnixSat. Cada uma delas tem uma base instalada estimada em 50 mil e 85 mil unidades.


Texto: Oficina da Comunicação Integrada
Foto: Ativa Logística

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal