Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 23 de novembro de 2009

Mercado de trabalho tem boas perspectivas

Quando o fim de ano se aproxima, as empresas comparam seus resultados, independentemente dos balanços, com os do ano anterior e fazem suas previsões para o ano seguinte. A constatação hoje, em quase todos os setores, é a de que o quarto trimestre vai ser fechado com chave de ouro.

Para o mercado de trabalho, as notícias são boas: a pesquisa que a Ricardo Xavier Recursos Humanos realiza todos os meses mostra que em outubro o número de novas oportunidades para contratações praticamente se manteve: houve uma redução de apenas 0,58% em relação ao mês anterior.

“Há um ano, várias empresas fizeram cortes em seus quadros de funcionários para poder sobreviver durante a crise financeira, provocando uma retração significativa, mas agora há sinais seguros de recuperação e as empresas já planejam grande desenvolvimento, com a expectativa de novos e bons resultados”, destaca Hélio Terra, presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

Para ele, “o Brasil tem agora uma enorme possibilidade de eliminar grande parte de suas deficiências, pois, além sediar os eventos esportivos mundiais, uma série de fatores proporcionarão crescimento da economia nacional, e os próximos cinco anos apresentam uma rara oportunidade para o setor privado não só de recuperar, mas também ampliar de maneira significativa o ritmo dos negócios”.


Profissionais mais procurados

A pesquisa mensal da Ricardo Xavier Recursos Humanos registra que em outubro houve maior procura por profissionais graduados nas seguintes áreas:

1.Engenharia
2.Administração
3.Ciências Contábeis
4.Economia
5.Propaganda/ Publicidade e Marketing
6.Direito
7.Tecnologia da Informação
8.Psicologia
9.Análise de Sistemas
10.Comércio Exterior

Setores que mais abriram vagas
Ainda de acordo com a pesquisa da consultoria, foram abertas 2.045 novas vagas em outubro, contra 2.057 em setembro. As áreas que mais se destacaram foram: Comercial, com 10% das posições; de Engenharia, com 9%; de Tecnologia da Informação e Financeira, ambas com 8%; e Industrial, Administrativa e de Recursos Humanos, com 7% cada uma. O restante das vagas se dividiu da seguinte forma: áreas Contábil (6%), de Marketing (4%), Jurídica (3%), de Logística (2%) e outras (23%).

De onde vêm as vagas
Em outubro, as empresas brasileiras abriram 84,5% das novas oportunidades de emprego, sendo o restante das vagas oferecidas por multinacionais.

Sobre a pesquisa
O levantamento da Ricardo Xavier Recursos Humanos abrange as seguintes localidades: São Paulo (Capital e Grande SP), Campinas (Interior de SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). Dentre elas, as que mais abriram vagas foram: Rio de Janeiro (26%), São Paulo (25%), Campinas e Salvador (11%); Belo Horizonte e Porto Alegre, com 10% cada uma, e Curitiba (7%). Cabe registrar que em Porto Alegre (RS) ocorreu um crescimento significativo, de 5%, em relação a outubro de 2008.

Fonte: Assessoria de imprensa da Ricardo Xavier Recursos Humanos
Foto: Stock.xchng

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal