Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 9 de maio de 2011

McLane contrata Commat para manutenção de seus equipamentos

O operador logístico McLane renovou um contrato tipo full maintenance com a Commat Comércio de Máquinas para manutenção e fornecimento de peças de reposição de sua frota de equipamentos, composta por empilhadeiras e transpaleteiras da marca Crown, distribuída entre as unidades de Barueri, Anhanguera e Jundiaí. O primeiro contrato do tipo firmado entre as empresas é de 2008.

A decisão da McLane em terceirizar os serviços de manutenção de sua frota, de acordo com sua assessoria de imprensa, considera que esta etapa da operação é significativa no que diz respeito a custos e desta maneira os níveis de serviço devem ser cada vez mais apurados. “Precisamos de alta disponibilidade dos equipamentos na operação, o que envolve uma equipe qualificada para manutenção e um eficiente fluxo de reposição de peças, desviando-nos de nossa atividade principal. Por conta desses elementos, optamos pela parceria com a Commat, representante exclusivo dos equipamentos Crown no Brasil”.

Anteriormente a esse contrato, a McLane mantinha uma equipe própria e enfrentava dificuldades desde a seleção, treinamento e a atualização técnica de seus funcionários. Anderson Oliveira Freire, responsável pela área de manutenção da empresa, reforça que o principal benefício da terceirização dos serviços de manutenção está em “delegar este ponto sensível da operação a um especialista para que a empresa possa se concentrar em seu core business”. É uma relação ganha-ganha, em sua definição, pois o fornecedor mantém seus serviços em alto nível nos indicadores de desempenho de qualidade e a McLane obtém ganhos em relação a redução de custos e ao tempo de execução de serviços.

Entre os pontos do contrato estabelecido entre ambas as empresas estão o percentual de 95% disponibilidade dos equipamentos, atendimento de 100% da programação de manutenções preventivas, reposição de peças e atendimento às legislações de qualidade, segurança e meio ambiente. A Commat personalizou o contrato full maintenance alocando uma equipe de manutenção dentro de cada unidade do operador para realizar manutenções e ainda, sugeriu à McLane o investimento no treinamento dos operadores de equipamentos da frota para reduzir as ocorrências de manutenção por condução inadequada dos veículos.

Texto: Andréa Espírito Santo – Manchete Editorial

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal