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Conteúdo 3 de maio de 2010

Max Gehringer dá dicas de profissionalismo a supermercadistas

Max Gehringer foi o responsável pela palestra magna do último dia da Mercosuper 2010, feira e convenção que reuniu supermercadistas de todo o Paraná em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Segundo o palestrante, o profissional que quer atingir o sucesso deve levar em consideração três pontos principais: entender quem manda, entender de gente e entender as mudanças.

Para ilustrar o item ‘entender quem manda’, Gehringer lembrou uma história de quando ainda estava no início da carreira, trabalhando em uma indústria de alimentos no interior de São Paulo. Quando foi chamado para uma reunião, teve a ideia de convidar o diretor a comparecer ao encontro e falar com os funcionários. O diretor teria perguntado quanto tempo deveria falar – e Max teria respondido que cinco minutos seriam suficientes. Chegado o dia da reunião, o diretor compareceu e fez um discurso de uma hora. Max, então, perguntou ao patrão por que ele tinha demorado tanto na fala, se o combinado era de que falasse apenas por cinco minutos. E a resposta foi taxativa: “para você entender quem manda!” Na palestra, Gehringer frisou que nunca esqueceu a lição, que foi útil em muitas situações profissionais.

Sobre ‘entender as mudanças’, Max Gehringer recordou produtos e campanhas publicitárias antigas, mostrando como as mudanças foram definitivas e rápidas nos últimos anos. Telefone celular e internet, por exemplo, só se popularizaram há pouco mais de 15 anos, e hoje são considerados ferramentas fundamentais do mundo moderno. O próprio emprego, como o conhecemos, é uma modalidade relativamente nova em termos de História – e mesmo assim está passando por drásticas mudanças. O consultor acredita na flexibilização das relações de trabalho. “Pode até não ser legal, mas é inevitável que isso aconteça”, afirmou.

Já no item ‘entender gente’, o palestrante contou que, nos últimos anos de sua carreira como executivo, foi mudando aos poucos o perfil profissional, deixando de ser muito técnico e adotando um estilo mais solto. “Descobri que o mais importante era fazer as pessoas gostarem de mim”, disse. “Isso inclui engolir sapos de vez em quando, falar a verdade para as pessoas, mas também saber o momento correto de falar essas verdades”, acrescentou. O objetivo maior, segundo o consultor, é ser uma ponte entre as pessoas e os desejos delas. “Números se perdem no tempo, o importante é o ser humano”, concluiu.

Texto: Adriane Werner Comunicação
Foto: Stock.xchng

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