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Conteúdo 31 de março de 2009

Mais estrada, menos gastos

Os carreteiros sabem que hoje em dia os motores ultrapassam a barreira de um milhão de quilômetros rodados sem a necessidade de grandes intervenções. Um dos responsáveis pela longevidade dos propulsores é a qualidade dos lubrificantes atuais e também da forma como são construídos os engenhos mecânicos, mas é sabido, também, que sozinhos não fazem milagres, por isso é preciso que o motorista esteja atento ao veículo.

Uma maneira que contribui para se obter maior quilometragem sem grandes intervenções no motor e no trem de força (motor, câmbio e diferencial) é seguir as orientações do fabricante do veículo. Estes são os três principais itens que colocam o caminhão em movimento e um problema em qualquer um deles o faz parar. Ou, no mínimo, reduz seu rendimento.

Nunca é demais verificar o nível do óleo do motor. O ideal é proceder uma checagem diária e a troca deve ser realizada sempre de acordo com as instruções do manual do veículo. Isso inclui periodicidade entre as trocas e tipo de lubrificante a ser utilizado.

Além do motor outros itens do caminhão merecem atenção do carreteiro. O ideal é criar uma rotina diária de itens a serem verificados, como checagem do indicador de manutenção do filtro de ar e do líquido do sistema de arrefecimento. Drenar a água do filtro de combustível também faz parte da rotina de inspeção, assim como uma verificação diária do funcionamento de todas as luzes do veículo.

 

Fonte: Portal O Carreteiro – www.ocarreteiro.com.br

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