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Conteúdo 15 de julho de 2012

Mais de 50% das empresas preferem soluções em nuvem privada

De acordo com uma nova pesquisa realizada entre provedores de serviços em nuvem norte-americanos (Cloud Service Providers – CSPs), divulgada pela CA Technologies (NASDAQ: CA), mais da metade dos participantes revelou que os seus clientes vêm optando pelo modelo de serviços de nuvem privada, enquanto 32% preferem os serviços de nuvem pública. Além disso, esses CSPs esperam que os negócios cresçam 30% em 2012.

Com as entrevistas realizadas com os CSPs, a empresa de software e soluções de administração de TI descobriu que eles estavam otimistas quanto ao seu desempenho e planejavam continuar investindo em recursos adicionais para aumentar o volume de negócios até o final do ano.

Apesar do mercado de nuvem ainda ser bastante jovem, o entrevistado médio da pesquisa fornece serviços de nuvem desde 2009, e 22% já fornecia serviços baseados em nuvem antes disso.  Quase 25% afirmou ter sido "extremamente bem sucedido" em suas atividades de serviços em nuvem — tendo atingido ou excedido os seus objetivos de negócios — e 35% afirmou ter sido "moderadamente bem sucedido" em seus esforços.

Os entrevistados oferecem um conjunto diversificado de serviços que inclui Infraestrutura como Serviço, Plataforma como Serviço, Software como Serviço (SaaS), data centers virtuais e privados de dados e outros serviços. Dois terços dos entrevistados, a porcentagem mais alta da pesquisa, indicaram que vendem soluções SaaS.

"A pesquisa da CA demonstra quanto os provedores de serviços em nuvem são players críticos no ecosistema da computação em nuvem e de que forma eles estimulam essa nova economia de nuvem", afirma Rosano Moraes, vice-presidente de Enterprise Management da CA Technologies. "Podemos notar que as empresas estão cada vez mais aproveitando a nuvem para transformar os seus negócios e os de seus clientes".

A pesquisa também explorou os desafios enfrentados pelos CSPs, bem como as áreas de potencial investimento. Não foi surpresa descobrir que quase 50% dos entrevistados mencionou a preocupação com questões de segurança por parte dos clientes como o principal desafio.  Questões que envolvem estratégias de faturamento (39%) e a satisfação do cliente (27%) foram também bastante citadas. As questões pouco mencionadas incluíram assegurar a conformidade regulatória (17%) e gestão de custos dos centros de dados (12%).

Em termos de investimentos realizados em 2012 para aumentar a receita proveniente da nuvem, 55% dos entrevistados disseram que tem planos de aumentar as atividades de marketing, enquanto 46% pretendem criar novos serviços de nuvem para expandir as suas ofertas.  31% investirão para se especializar em mercados verticais. Esses investimentos demonstram que os CSPs reconhecem a necessidade de diferenciar os seus serviços em um mercado altamente competitivo, além da importância de divulgar essas soluções para beneficiar os clientes.

"Os resultados da pesquisa baseiam-se em diversas conversas que a CA teve com os nossos provedores parceiros", continuou Rosano. "Com a parceria, a CA oferece ajuda para que os parceiros possam acelerar,  transformar e adquirir TI, para, assim, alcançarem um crescimento significativo com a especialização em mercados verticais”, completou.

A pesquisa foi realizada em março de 2012 com usuários registrados do SearchCloudComputing.com e gerou 121 respostas de uma amostra representativa de prestadores de serviços em nuvem na América do Norte. Faça o download do brief completo da pesquisa em: “Service Providers Put Their Heads in the Cloud” ou do documento complemento: “Rising Above the Competition as a Cloud Services Provider”.

 

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